Informação corporativa
  • Noticias /
  • Descubra tudo sobre o abacate

Noticias Florette

Descubra tudo sobre o abacate

22/2/2020

O ouro verde, como também é conhecido o abacate. Este fruto parece ter origem nas zonas altas do sul do México, mas já em tempos pré-colombianos era cultivado no Peru, depois de ter sido introduzido no ano de 1450. Um dado curioso? A árvore do abacate necessita de um crescimento a par para poder efetuar a polinização, pelo que se plantam macho e fêmea simultaneamente. Por isso, os astecas consideravam este fruto como um símbolo de amor e fertilidade.

Chegou à Espanha por volta do ano de 1600 e depois foi iniciada a sua distribuição a nível mundial. A Espanha é o maior exportador de abacate da Europa, devido ao seu clima quente. A maior zona de cultivo de abacate situa-se em Málaga.

O abacate provém de uma árvore, com o mesmo nome, que pode alcançar até 20 metros de altura. O seu fruto, com uma forma semelhante à de uma pera, tem no seu interior uma semente de mais de 2cm de comprimento, com um interior verde intenso. A casca é fina e muda em função do grau de maturação. Existem diferentes variedades de abacate, sendo as mais comercializadas:

- Hass: a mais conhecida e comercializada, de tamanho reduzido e aspeto rugoso. É a variedade produzida na Espanha.
- Bacon: a variedade mais precoce, de origem californiana, também é cultivada na Espanha e tem uma cor verde-intensa.
- Cocktail: um tipo de abacate mais alongado e sem caroço central.
- Forte: o seu aspeto lembra o de uma pera; pode ser encontrado no mercado praticamente durante todo o ano.
- Pinkerton: de aspeto mais alongado, a sua casca é rugosa e o seu sabor suave. Pode ser encontrado no mercado nos meses de fevereiro e março.

Este alimento tem níveis elevados de gorduras saudáveis, que nos fazem sentir saciados, além de ajudar os nossos músculos e ser um grande aliado da nossa saúde cardiovascular.

Na cozinha tem múltiplos usos, e para tal o abacate deve estar bem maduro. Pode preparar guacamole, um delicioso molho, em torradas, em cremes, em saladas… Nós propomos-lhe esta salada deliciosíssima e fácil: Rúcula, Abacate e Tomate cereja ou uma saborosa Batata-doce recheada de Verduras, com molho de abacate.

E você, como é que gosta de saborear o 'ouro verde'? Conte-nos num comentário!