Informação corporativa
  • Noticias /
  • Descubra tudo sobre as alcachofras

Noticias Florette

Descubra tudo sobre as alcachofras

31/01/2020

Dei-lhe há pouco 5 ideias de receitas com alcachofra, e hoje poderá conhecer tudo sobre esta deliciosa flor. Não sabia que a alcachofra é uma flor? Mas é comestível! Esta hortaliça vem da alcachofra, uma planta que pode atingir um metro de comprimento e que é aparentada com os cardos. Esta espécie veio provavelmente do leste de África. Pensa-se que na antiga Grécia e na Roma clássica já era um alimento habitual na dieta da população.

A sua produção na Espanha encontra-se principalmente no vale do Ebro, sendo as Alcachofras de Tudela, Indicação Geográfica Protegida, uma grande variedade alongada, de cor verde, tamanho reduzido e compacta, denominada Blanca de Tudela.

Há muitas variedades, algumas autóctones como a Morada Maiorquina, outras destinadas à exportação, como a Macau, Romana Grande, Laon e outras inovadoras como a Talpiot. A alcachofra de qualidade caracteriza-se pelo facto de ser redonda, compacta, pesada, de cor verde-clara e o seu tamanho nada tem a ver com a qualidade, mas exige-se que seja de acordo com a variedade a que pertence.

A alcachofra apresenta numerosos benefícios como o de favorecer a digestão e a eliminação de toxinas. As suas vitaminas A e C fazem com que esta hortaliça tenha um efeito antioxidante e anti-inflamatório. E, além disso, permite muitas combinações na cozinha! Quer uma receita rápida? Prepare uma Salada temperada de alcachofras:
Coza as alcachofras e depois corte em filetes. Monte uma camada de Primeiros Rebentos Classics, adicione a alcachofra, o presunto, novamente alcachofra e presunto. Tempere com vinagrete.

Como é que devem ser consumidas? Pode cozê-las e, além disso, o líquido resultante é delicioso. Pode acontecer que fiquem oxidadas enquanto as cozinha, de forma que, para evitar que isso aconteça, aqui tem um truque: esfregue-as com sumo de limão e deixe-as repousar num recipiente com água, um pouco de azeite e sal, não sobressaindo da água.