Informação corporativa
  • Noticias /
  • Descubra tudo sobre a romã

Noticias Florette

Descubra tudo sobre a romã

2/1/2020

Grãos de cor rubi intensa? Isto só pode ser romã! Quer saber mais sobre esta fruta deliciosa? Continue a ler!

A romã é uma das frutas cultivadas na Espanha, sendo o nosso país o maior produtor de romã de toda a Europa, graças a cidades como Elche, Alicante ou Múrcia. Mas este fruto é proveniente da romãzeira, que tem origem no Médio Oriente. A romã chegou à Espanha através dos árabes e daí à América, levada pelos colonizadores espanhóis em 1769.

Além disso, existem vários tipos de romãs. Dependendo das suas características, encontram-se três:
- Romã Mollar, originária de Elche, sendo frutos grandes e de cor rosa-clara, e com um sabor muito doce. Os seus grãos costumam ser mais escuros e grossos e é a romã de melhor qualidade.
- Romã Wonderful, não é originária da Espanha, mas sim de zonas como a Califórnia ou Israel. De sabor azedo e amargo, tem uma cor vermelha escura e sementes mais duras, sendo uma romã muito especial.
- Romã Valenciana, que se destaca pela sua colheita precoce; por isso, tem uma cor de casca mais clara, sendo mais rosada, assim como o seu interior. Os grãos são suculentos e muito doces.

Independentemente da sua variedade, uma coisa está clara: são muito saudáveis! É uma fruta rica em vitaminas, com benefícios antioxidantes e com muitas fibras. Além disso, existem mil formas de a consumir: fresca, em salada, em sumo… Quer conhecer os nossos truques para a desgranar da melhor forma?

1. Corte a romã em quartos, introduza-os numa tigela com água e vá separando os grãos com as mãos. Este sistema faz com que os grãos desçam para o fundo da tigela enquanto as cascas e membranas ficam a flutuar.
2. A forma clássica. Corte a romã a meio e bata com uma colher de madeira, com toques secos e firmes. Rapidamente verá que os grãos vão caindo na tigela.
3. Corte a romã em quatro gomos e dobre a casca na direção contrária para que os grãos caiam.

Quando já tiver os seus grãos prontos para consumo, escolha a forma de o fazer! Nós propomos-lhe esta Salada de Queijo de Cabra e Romã: uma receita diferente e com uma boa combinação de sabores.