Informação corporativa
  • Noticias /
  • Descubra tudo sobre a couve lombarda

Noticias Florette

Descubra tudo sobre a couve lombarda

28/02/2019

A estrela deste artigo é a couve lombarda, também conhecida com diferentes nomes: lombarda, couve lombarda, couve roxa, repolho roxo ou couve vermelha. O seu aspeto é muito semelhante ao da couve ou repolho, mas contrariamente a esta, a couve lombarda é de cor roxa - devido à presença de antocianina - e é ligeiramente mais fechada. Tem um sabor muito leve e com toques doces que a tornam muito versátil na cozinha.

Uma curiosidade da couve lombarda está no facto de o seu cultivo remontar à época dos egípcios, onde já era utilizada para remédios medicinais. E na Idade Média era conhecida como o médico dos pobres. Incrível! Graças à presença de antocianina, a couve é rica em antioxidantes, vitaminas C e E, potássio e enxofre.

O que é mais comum, no que respeita ao seu uso na cozinha, é encontrá-la crua em saladas, mas também pode ser cozida, utilizada em salteados, curtidos, sopas, cozidos, guarnições, etc.

Apresentamos-lhe em seguida três ideias para que experimente cozinhar a couve lombarda em casa e surpreenda a sua família ou os seus amigos, não só com o seu sabor, mas também com a cor tão apelativa que dará aos seus pratos. Uma forma muito original de a incluir nos seus aperitivos consiste em preparar um suculento paté de couve lombarda ou preparar a conhecida Cobb Salad. Uma receita clássica norte-americana com numerosos ingredientes, que dá uma cor impressionante a qualquer mesa.

Mas se o que procura são maneiras de saborear essa couve fora de casa, descubra a nossa receita de Salada On The Go! Poderá ir variando com os alimentos que mais lhe agradem, mas recomendamos que inclua sempre esta verdura, dado que proporciona uma textura crocante incrível. Com estas três receitas, será a estrela da cozinha.

Se não dispuser de tempo para cozinhar e quiser experimentar o sabor deste alimento nas suas refeições, encorajámo-lo a experimentar a nossa receita Micro Asiática, um prato quente pronto para ser consumido, que combina deliciosos noodles com verduras frescas. Ou, se preferir preparar um salteado em casa, descubra as Verduras Para Saltear da Florette! Uma combinação de pimento vermelho, pimento verde, cenoura, couve branca, cebola vermelha e com a nossa protagonista de hoje: a couve lombarda!