Informação corporativa
  • Noticias /
  • Descubra tudo sobre a Couve-flor

Noticias Florette

Descubra tudo sobre a Couve-flor

15/07/2018

É um apaixonado das verduras? Se já se aborreceu de comer couve-flor sempre da mesma maneira e precisa de ideias originais? Descubra tudo o que procura sobre este alimento neste artigo e desfrute ao máximo de um fantástico sabor.

Procede da região mediterrânica oriental, sendo originária da Ásia Menor, Líbano e Síria. Na Antiguidade, não era utilizada como alimento, mas para tratar algumas doenças correntes como a dor de cabeça. Os romanos foram os responsáveis pela promoção da sua cultura e expansão. Nos últimos cinco anos, o seu consumo chegou a triplicar-se.

Se quer conhecer as características e as maneiras em que pode consumir esta riquíssima hortaliça, continue a ler, não se arrependerá!

PRINCIPAIS PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS

A couve-flor é uma importante fonte de vitaminas, minerais e fibra, o que a torna em protagonista de numerosas dietas. Umas folhas alongadas e grossas protegem o seu coração, geralmente branco e formado por grumos compactos. Pode apresentar uma cor branca, verde ou violeta, segundo a que variedade pertença. Tem um gosto suave que, em algumas ocasiões, pode apresentar um toque um bocadinho doce. Pode ser comida crua, mas o mais habitual é cozinhá-la. Apetece-lhe conhecer alguma receita deliciosa, não é?

GASTRONOMIA

Combina perfeitamente com a cenoura, o alho-porro ou a batata, fazendo parte de uma fabulosa sopa ou de um suave creme de verduras. Porém, uma das maneiras mais comuns de consumi-la é no guisado de legumes, um prato em que a couve-flor é combinada com brócolos, alcachofras, cenouras, feijões… e que está riquíssimo!

Se o que procura são maneiras originais de incluir esta hortaliça nos seus menus, experimente a preparar uns fantásticos crepes com couve-flor, uma maneira saudável e divertida com que as crianças irão comer legumes com uma melhor atitude. Experimentou alguma vez a brandade de couve-flor? É uma forma muito diferente de comer este tipo de couve, perfeita para cocktails e aperitivos.