Informação corporativa
  • Noticias /
  • Descubra tudo sobre a alface Iceberg

Noticias Florette

Descubra tudo sobre a alface Iceberg

22/05/2018

De certeza, deve ter comido centenas de vezes esta alface e deve tê-la utilizado em muitas das suas receitas mas, conhece as características e possibilidades de comer esta deliciosa variedade? A alface iceberg está presente na gastronomia desde a antiguidade e, já em Roma, Egito e Pérsia, era utilizada como planta medicinal, e os romanos tinham o hábito de a comer depois de um jantar copioso para conciliar melhor o sono.

Mas a origem da popularidade deste alimento situa-se na América do Norte, onde lhe deram o nome de “Iceberg”. Dizem que este curioso nome lhe foi dado pelo seu inovador método de transporte refrigerado na década de 20 de este a oeste.

DESCRIÇÃO

Este delicioso ingrediente apresenta uma forma redonda e robusta constituída por grandes folhas, e contém no seu interior uma grande quantidade de água. As suas folhas são crocantes e frescas, as mais próximas do centro apresentam habitualmente uma cor mais branca, enquanto as exteriores contam com uma leve cor verde translúcida. O seu sabor caracteriza-se por ser muito suave e aquoso.

GASTRONOMIA

É comum encontrar esta variedade como base de saladas, e combina bem com produtos ricos em gordura como queijo de cabra, abacate ou salmão entre outros. Ainda, a sua textura tão agradável e firme faz com que a iceberg seja idónea para consumir em hambúrgueres, sanduíches e tacos.