Informação corporativa

Noticias Florette

Descubra o trekking

06/09/2019

Se há algo em que podemos estar de acordo é que o desporto está cada vez mais presente no nosso dia a dia e é algo de que nos devemos sentir orgulhosos, visto que melhora a nossa qualidade de vida. O desporto é um dos hábitos que mais benefícios proporciona à nossa saúde, pois ajuda tanto no bem-estar físico como no mental.

Para os mais aventureiros, descobrimos hoje o trekking, uma modalidade muito semelhante às caminhadas com que se pode apreciar a natureza. Com a chegada do bom tempo, o que mais nos apetece é sair das nossas casas e aproveitar os fins de semana para conhecermos a natureza e novos lugares com amigos ou familiares.

Neste caso poderíamos pensar que se trata de uma modalidade muito semelhante à das caminhadas mas, ao contrário destas, o trekking baseia-se na apreciação da natureza, não por sendas mas por caminhos não marcados. Além disto, tem uma dificuldade adicional, dado que muitas vezes no trekking as excursões que são efetuadas podem ter uma duração superior a um dia. Por isso, um ponto importante quando se trata de praticar este desporto é estar-se bem equipado e conhecer-se corretamente a zona em que se vai efetuar a caminhada.

Apresentamos-lhe em seguida detalhes a ter em conta quando se trata de praticar esta modalidade:

1. Tal como acontece com qualquer outro desporto, é muito importante uma boa hidratação e que se conte com alimentos na mochila. Por isso, é essencial que leve consigo uma garrafa de água e alimentos que contenham muita energia. Para que leve a água, a melhor opção será um cantil que ajude a manter a temperatura da água e que não se aqueça.

2. Os bastões de trekking serão o seu aliado ideal nos momentos de maior inclinação. Com este material ajudará a manter o equilíbrio, evitar entorses e melhorar o ritmo da sua caminhada.

3. Um calçado próprio é mais do que necessário quando se trata de praticar trekking. Deve-se certificar de que é um calçado de qualidade e apropriado para esta atividade, dado que não serve qualquer modalidade nem qualquer tipo de calçado.

4. Uma bússola com a qual se possa ajudar para poder seguir um rumo fixo e não perder o seu objetivo. Mas, caso não conheça corretamente a zona, é aconselhável que vá sempre acompanhado de um especialista que possa ajudá-lo em caso de desconhecimento. Além disso, poderá ensinar-lhe os recantos mais bonitos e poderá desfrutar de uma jornada mais relaxada sem preocupações.

5. Por último, mas não menos importante, dever-se-á equipar com roupa cómoda e que o ajude quando se tratar de se mover pelo seu percurso. De igual modo, deverá ser transpirável e não o incomodar devido ao suor.

Com a chegada da primavera esta atividade é mais do que ideal para esta época. Poderá desfrutar das paisagens tão belas que temos no nosso país e, além disso, poderá partilhar este dia com amigos ou família. Tem a coragem de experimentar esta modalidade ou já a conhecia? Conte-nos com um comentário onde é que teria coragem de a experimentar!