Informação corporativa

Noticias Florette

Descubra o tai chi!

22/07/2019

Há pouco tempo descobrimos um pouco mais o mundo do pilates e foram muitos os que nos contaram quanto gostavam de o praticar e quão benéfico estava a ser, tanto para a saúde física como para a emocional. Por isso, hoje conheceremos o tai chi: uma arte marcial que ajuda a trabalhar a energia e conseguir equilibrar a saúde a todos os níveis.

Na maioria dos casos, esta arte marcial é praticada em zonas exteriores como, por exemplo, um jardim, praia ou esplanada, embora também seja praticada no interior como salas de aulas e domicílios. Por vezes, dependendo da idade do praticante e da condição física, estes exercícios podem ser acompanhados de materiais que adicionam um peso extra para assim se completar o exercício, ajudando a fortalecer a musculatura.

Podem-se encontrar diferentes modalidades, de entre as quais se destacam as seguintes:

Tai Chi Yang: Esta é uma das modalidades mais simples, graças ao facto de os seus movimentos serem mais lentos e menos impressionantes. É a modalidade mais recomendada, tanto para idosos como para principiantes, dado que não exige conhecimento prévio dos movimentos e estes fluem de uma forma mais simples e relaxada.

Tai Chi Chen: Neste caso, apesar de continuarem a ser movimentos lentos, adquirem uma maior velocidade e exigem um conhecimento prévio da disciplina para poderem ser executados mais facilmente. Do mesmo modo, será necessário controlar melhor a capacidade de concentração.

Graças à alta necessidade de concentração que esta arte marcial requer, podem-se conseguir reforçar aspetos como o equilíbrio, a flexibilidade ou a força. Ajuda muitas vezes a controlar a respiração, pelo que é benéfico para a diminuição do stress e das sobrecargas musculares. E, além disso, ajuda a enfrentar problemas diários com uma energia mais positiva e de uma forma mais relaxada.

Como vimos, o tai chi pode-se converter no nosso grande aliado, devido à grande quantidade de benefícios que nos proporciona. E você, tem a coragem de o experimentar? Conte-nos nas nossas redes sociais deixando um comentário, dizendo o que acha desta arte marcial que tanto êxito está a ter entre os jovens e os idosos. Vamos a isso!