Informação corporativa
  • Noticias /
  • Descubra a origem da salada alemã

Noticias Florette

Descubra a origem da salada alemã

10/09/2018

A salada alemã é um delicioso prato, também conhecido como “salada de batata” ou Kartoffelsalat. Esta receita é um dos sinais de identidade da gastronomia da Alemanha, muito simples de preparar e perfeita para levar para o trabalho.

A origem deste prato remonta ao século XVIII; altura em que as batatas chegaram à Alemanha como alimento para aristocratas e nobres. No início, os camponeses recusaram-se a cultivar algo que crescia sob a terra, por isso Frederico o Grande obrigou-os por decreto a fazê-lo. Para comprovar que as suas ordens eram cumpridas, chegou até a colocar soldados em todos os campos. Este alimento foi a pouco e pouco introduzindo-se nas cozinhas germanas, e é assim como apareceram infinidade de versões da salada de batata. Quer conhecer algumas formas em que pode preparar este delicioso prato?

A principal característica desta receita, e o que a diferencia de outras saladas com batata, é que neste prato é cozida com a casca e, depois de ter arrefecido, descasca-se.

Uma simples forma de preparar a salada alemã é sobre uma base de batatas cozidas e cortadas em finas rodelas, adicionar cebola cozida e picada. O tempero será o que lhe dê o toque especial. Este pode ser feito com azeite, sal, salsa picada e caldo bem quente.
Se lhe apetecer, pode acompanhá-la de outros ingredientes como salsicha, pepino em vinagre, croutons, ovo cozido… e até diferentes temperos ou vegetais da Florette. O delicado sabor da batata combina bem com uma grande quantidade de ingredientes!

Não interessa que receita preferir, mas um aspeto que é importante ter em conta para cozinhar uma salada de batata perfeita, é que deve servir-se morna para tirar o máximo sabor da batata, uma vez que estando no frigorífico perde aromas e matizes. Quer experimentar a salada de batata?