Informação corporativa
  • Noticias /
  • Decore a sua casa com a filosofia Well

Noticias Florette

Decore a sua casa com a filosofia Well

28/06/2021

Como é importante sentir-nos bem em nossa casa! Não há nada melhor do que estar num lugar com harmonia e paz, como quando se está em casa.

Sabia que passamos 62% do tempo em casa? Estamos em média cerca de dois terços do dia dentro de casa, motivo suficiente para até nos terem denominado de ‘Geração Indoor’. E como passamos tanto tempo em casa, a sensação de bem-estar em casa ganhou uma importância especial para nós.

Por isso, hoje gostaria de lhe falar de uma filosofia que ajuda a transformar as nossas residências em casas, em autênticas zonas de conforto. Esta filosofia da qual se fala é a filosofia Well e está centrada na saúde e no conforto dos utilizadores para melhorarem a habitabilidade das casas, criando espaços emocionalmente positivos que reforcem o bem-estar.

Quer saber mais sobre a filosofia Well?

Esta filosofia baseia-se em 10 elementos principais, como a qualidade do ar, da água, da alimentação, da iluminação, da temperatura, do movimento, do som, dos materiais, da comunidade e do bem-estar emocional.

Estes elementos combinam-se entre si, melhorando a habitabilidade das casas e melhorando a qualidade das mesmas criando espaços saudáveis, pelo que para as transformar através da filosofia Well, recomendamos-lhe os truques seguintes:

1. Manter a qualidade do ar: é fundamental para um ambiente saudável, pelo que, para contribuir para o seu melhoramento, é importante que se mantenha uma ventilação constante durante pelo menos 15 minutos por dia nos diferentes compartimentos da casa.
Além disso, aconselha-se a utilização de aromas naturais como plantas e velas aromáticas, que contribuam para a conservação de um ambiente agradável.

2. Decorar com jarros e flores: para incorporar o elemento da água em casa e criar um ambiente reconfortante, recomenda-se que decore a sua casa com jarros com flores e plantas naturais que contribuam para a criação de um ambiente quente.

3. Incorporar na sua rotina hábitos alimentares saudáveis: a filosofia Well também dá muita importância à alimentação. Por isso, para que a sua casa respire esta filosofia, propomos que decore um lugar da sua cozinha com uma fruteira cheia de fruta. Desta forma, além de servir como elemento decorativo, ajudá-lo-á a lembrar a importância da ingestão das peças de fruta necessárias.

4. Criar espaços luminosos: é recomendável que as paredes dos quartos sejam de cor clara, para favorecerem a luminosidade e claridade, assim como para darem a sensação de se estar num espaço maior e repleto de luz.

5. Regular a temperatura de forma adequada: é recomendável que se estabeleça uma temperatura média em casa de 21 graus, e esta pode variar em função dos compartimentos, tendo em vista manter o maior conforto. Desta forma, pode-se alcançar uma temperatura entre 18 e 22 graus nos quartos e entre 20 e 24 graus na cozinha e na sala de estar.

6. Facilitar o movimento entre espaços: é importante que existam espaços entre os diferentes móveis, para se facilitar a passagem, sobretudo no hall de entrada e nos compartimentos de trânsito como os corredores. Desta forma, pode-se sentir conforto.

7. Manter um som adequado: a filosofia Well sugere que se meçam os níveis de som e que estes oscilem sempre entre os 30 e os 45 decibéis, para se conseguir criar um ambiente relaxado em casa.

8. Decorar com materiais naturais: o mobiliário e os elementos decorativos fabricados com materiais naturais também contribuem para a sensação de calma e o alívio do stress. Estes podem ser têxteis, de ráfia, madeira e outros de origem natural. Mas também se pode combinar os elementos decorativos com plantas.

9. Criar espaços que ajudem o bem-estar da mente: estes tipos de espaços têm por objetivo criar uma harmonia que permita o relaxamento. Uma destas distribuições poderia consistir numa poltrona colocada num canto do salão ou da varanda que esteja iluminado, onde se possa sentar e desfrutar da leitura ou da meditação.

10.Favorecer os espaços comuns: para apoiar o bem-estar social e criar um núcleo familiar, é importante que se tenham lugares específicos que ajudem a fomentar o bem-estar e as relações familiares. Uma destas atividades poderia consistir na criação de uma horta urbana, dado que ajuda a criar um espaço comum, onde todos os integrantes da família possam participar.

Tal como pôde observar, a filosofia Well propõe-nos pequenas alterações em casa, criando ambientes saudáveis para se poder desfrutar da casa. Por isso, encorajamo-lo a pôr em prática todas estas pequenas alterações, dado que o ajudarão a sentir-se mais feliz em sua casa.

Que é que acha? Conte-nos nos comentários quais as alterações desta filosofia que vai pôr em prática.