Informação corporativa
  • Noticias /
  • Cor e emoção. Assim influem na nossa vida diária

Noticias Florette

Cor e emoção. Assim influem na nossa vida diária

22/04/2022

Já ouviu dizer que as cores influem na nossa perceção das coisas? Tal como o bom tempo e os dias soalheiros nos fazem sentir mais felizes, existem gamas e combinações de cores que têm um impacto direto no nosso estado de alma e comportamento.

A psicologia da cor encarrega-se de estudar os significados e matizes das cores, assim como as suas diferentes aplicações: desde que pensamos como nos vestimos, até à forma como decidimos decorar a nossa casa, os produtos que compramos… Mas curiosamente, uma cor nem sempre desperta a mesma emoção: tudo depende do contexto em que esteja a ser utilizada e dos tons, brilhos e intensidades. O vermelho, por exemplo, pode ser símbolo de alerta ou proibição, ao mesmo tempo que pode ser utilizado em produtos cosméticos para transmitir paixão e romantismo.

Deixamos-lhe um resumo das emoções que as cores mais utilizadas transmitem:
Verde: A nossa cor favorita! De acordo com os especialistas, o verde é o símbolo da vida e transmite natureza, esperança, frescura, relaxamento, crescimento, segurança, estabilidade e saúde.
Azul: Confiança, pureza, simpatia, harmonia, fidelidade, espiritualidade, tranquilidade, seriedade... Considerado como uma cor fria, também é utilizado na indústria agroalimentar para alimentos que se devem conservar frios e frescos como o peixe.
Vermelho: Cor da paixão, associada ao amor e às emoções mais intensas (boas e más). Razão pela qual ajuda a atrair a atenção e é utilizada para indicar urgências, força, vida, agressividade …
Amarelo: Cor associada à criatividade, inteligência, espontaneidade e agilidade. É uma cor muito otimista mas também é associada à inveja, mentira, insegurança, ira …
Rosa: Cor também associada ao romântico e ao erótico. Desperta delicadeza, entusiasmo, cortesia, amabilidade e doçura. Também é associada ao que é feminino e à amizade.
Laranja: Favorece emoções e sentimentos positivos, ao mesmo tempo que é associada ao exótico, movimento e entusiasmo, alegria, otimismo, confiança … Não obstante, é uma cor complicada em determinadas situações, porque pode contribuir para aumentar a ansiedade.
Branco: Cor associada ao relaxamento, paz, limpeza e pureza. Também denota confiança e inocência. Atualmente está a ser utilizada sobretudo para o seguimento de conceções minimalistas.
Preto: Geralmente associado a emoções negativas (tristeza, melancolia, destruição, distância, etc.) e com autoritarismo, sobriedade, mistério e formalidade. É curioso que também seja utilizado na moda para transmitir elegância e em alimentos para transmitir qualidade.

"A cor é um meio para influir diretamente na alma", Wassily Kandisky.