Informação corporativa
  • Noticias /
  • Conselhos para uma organização eficaz do seu frigorífico

Noticias Florette

Conselhos para uma organização eficaz do seu frigorífico

20/04/2022

Um mesmo frigorífico pode ser simultaneamente pequeno e grande. Tudo depende da forma como é organizado para que a nossa impressão se aproxime do segundo. Sabemos que a temperatura ideal oscila entre 2º e 5º, enquanto a do congelador deverá estar a uma temperatura de -18º, mas… como é que distribuímos os produtos para tirarmos o máximo proveito do espaço, ao mesmo tempo que nos certificamos de que cada um recebe o nível de frio adequado para conservar a sua qualidade e segurança?

Nem todas as zonas do frigorífico recebem a mesma temperatura em frio, e deve-se ter em conta a natureza dos alimentos quando se trata de os distribuir, razão pela qual a organização por categorias é o método mais eficiente e seguro. O frio a menos de 8º atrasa a degradação dos alimentos, mas também pode chegar a queimar determinados produtos ou provocar uma perda de nutrientes (especialmente em algumas frutas). Por isso, em muitos modelos de frigorífico existem gavetas pré-concebidas que indicam o lugar onde se podem guardar as frutas e verduras, as carnes e/ou peixes … para se evitarem erros fatais.

Atualmente já não existem normas gerais no que respeita à zona que é a mais fria (embora tradicionalmente seja a mais próxima do congelador). O melhor é consultar o fabricante do modelo de frigorífico que se usa, ou ler os detalhes no manual que é fornecido no momento da compra, para se conhecer este tipo de detalhes.

É imprescindível que se evite a contaminação cruzada, originada quando os alimentos entram em contacto com outros que, cozinhados ou não, trespassam micróbios ou outras substâncias alheias que são prejudiciais e podem ocasionar infeções alimentares graves. Para evitá-lo, é fundamental que se mantenha uma higiene correta, tanto das mãos, como dos utensílios usados, e que se fechem hermeticamente as embalagens (especialmente no caso de alimentos crus como carnes e peixes que, além disso, devem estar sempre na zona mais fria).

As bebidas e as embalagens de conservas costumam ser guardadas nas partes menos frias, contrariamente, por exemplo, aos queijos aos restantes produtos lácteos que, depois de abertos, necessitam de uma boa cadeia de frio. Também é importante que sejam guardados juntos numa mesma secção.

Quanto às frutas e verduras, muitas não necessitam de, ou não devem estar em refrigeração, para manterem as suas condições (batatas, cebolas, frutas tropicais ou de verão como o melão, o tomate, o abacate, etc.). Quanto às que incluímos (feijão-verde, aipo, alho-porro, cenoura, uvas, morangos, etc.) o melhor é que se tenha a fruta separada das verduras, para se evitar que o etileno de umas contamine outras que possam ser mais sensíveis a este gás. Ah! E se tenciona congelar hortaliças, lembre-se de que é melhor cortá-las previamente.

Na porta costumam-se colocar os alimentos que necessitam de menos frio e suportam melhor as mudanças de temperatura, como os ovos, marmeladas e manteigas, molhos e igualmente as bebidas …

Mais truques Florette para conseguir um frigorífico que proteja a sua casa e se mantenha sempre limpo e ordenado:

Deixamos-lhe alguns truques extra para que, além de ter um frigorífico seguro onde a ordem reine, seja mais eficiente na recolha dos alimentos:

. Dentro de uma mesma categoria, ponha na parte dianteira os alimentos que tenham prazo de validade mais curto, para que pegue neles em primeiro lugar.
· Lave bem as frutas e verduras.
· Substitua as embalagens e os recipientes originais por tupperwares ou outros recipientes.
· Deixe espaço suficiente entre os alimentos, para que o frio circule e não se deteriorem. Além disso, tente fazer com que nada toque nas paredes e deixe espaços livres na medida do possível. Neste sentido, a organização semanal é muito importante para se evitar que o frigorífico fique saturado e se conseguir o efeito contrário.
· E se tiver tupperwares, certifique-se de que estão corretamente fechados e são herméticos (evitam a entrada de oxigénio na comida). Escreva também a data em que foram cozinhados.