Informação corporativa
  • Noticias /
  • Conselhos para teletrabalho

Noticias Florette

Conselhos para teletrabalho

26/3/2020

Em tempos de quarentena, o teletrabalho está na ordem do dia, e é um facto que, com a situação que estamos a viver, muitos já começaram a executar as suas tarefas a partir de casa. No caso daqueles para os quais é possível, temos alguns conselhos que lhes assentarão muito bem!

Para poder continuar com a atividade da empresa, o teletrabalho tira aproveito das plataformas digitais e, graças às facilidades que estas oferecem, pode-se manter um ritmo de trabalho fora do escritório em tempos de crise ou por diferentes motivos. Mas para os que ainda não se habituaram a esta nova situação… temos alguns conselhos para o teletrabalho!

1. Trace uma rotina

A rotina é essencial para se estabelecer um ritmo de trabalho e de organização no dia a dia. Respeite as suas horas de sono, tal como faria no escritório, e não deixe que a preguiça o mantenha na cama.

Levante-se, tome o pequeno-almoço de forma saudável e mude de roupa. Esqueça o pijama! Além disso, mantenha o horário de trabalho como se estivesse no escritório.


2. Favoreça a comunicação.

Escolha um espaço onde não o incomodem e onde possa evitar o ruído de fundo. Desta forma, poderá garantir uma relação profissional adequada e manter uma comunicação fluida e constante com o resto da sua equipa e atender as suas chamadas.

Para efetuar esta comunicação, é muito importante que tenha uma boa ligação à rede, para assim evitar interferências ou erros nas conversações e videoconferências.

3. Cuide do espaço de trabalho.

Configure um espaço de trabalho adequado, onde esteja confortável, tenha lugar para o seu equipamento e conte com as condições de luz ótimas, se possível natural, e de concentração, sem elementos que o distraiam.

4. A conciliação.

É possível que alguns tenham que o conciliar com a família. O planeamento é importante para que possa encontrar equilíbrio entre as duas, e se não puder manter um horário, recomendamos que trabalhe por objetivos. Desta forma, terá mais flexibilidade, mas escolha a prioridade adequada em cada momento.

Do mesmo modo, a família deve contribuir para respeitar os espaços de trabalho e não interromper, dado que isso poderia afetar o seu rendimento e as relações laborais.

5. Evite o sedentarismo.

Mantenha-se ativo praticando um pouco de atividade física, faça pequenas pausas para comer ou estirar os músculos, dado que as contraturas podem aparecer se estiver muito tempo na mesma posição. Também pode continuar com a sua rotina de exercícios a partir de casa, ou iniciá-la! Agora é um bom momento. Poderá encontrar aqui os nossos conselhos.

E por último, não assalte o frigorífico! Quando se trabalha a partir de casa há mais tentações para se debicar algo. Tente manter um estilo de vida saudável e prepare algum snack para matar a fome, como estas deliciosas Barrinhas Energéticas de Frutos Secos.


E você? Tem algum truque para o teletrabalho? Conte-nos num comentário!