Informação corporativa
  • Noticias /
  • Conselhos para a prática do desporto no invern

Noticias Florette

Conselhos para a prática do desporto no invern

05/02/2019

Tal como referimos no nosso artigo anterior sobre os propósitos para o ano novo, foram muitos os que decidiram retomar a prática do desporto, tendo por objetivo melhorar a qualidade de vida. O que é complicado? O tempo. Não há dúvida de que, nestes primeiros três meses experimentamos condições climáticas que, muitas vezes, representam um grande inconveniente para muitas pessoas quando se trata de sair à rua. Com estes breves conselhos vamos tentar fazer com que os temporais, chuva, frio, vento e até mesmo, em algumas zonas, a neve e o granizo não constituam qualquer impedimento para que demonstre até que ponto é capaz de cumprir este propósito tão fantástico.

Aqueça-se bem antes de começar:

Sabemos desde sempre que o aquecimento antes do início da prática do desporto é uma das coisas mais importantes. Mas no inverno esta fase ainda adquire mais importância. O motivo? Com o frio as nossas articulações têm mais dificuldade em aquecer-se e sofrem mais em comparação com outras épocas do ano. Por isso, propomos-lhe que a duração de cada um dos movimentos ronde os 30 a 40 segundos. Desta forma, evitará eventuais lesões e danos de que, em muitos casos, não se está consciente enquanto o corpo não arrefece.

Não se esqueça de se proteger do frio:

Quando se tratar de praticar desporto no inverno, é imprescindível que adeque o seu vestuário à temperatura exterior. Embora dependa do desporto que neste caso esteja a praticar (esqui, snowboard, corrida ou caminhada, patinagem, etc.) aconselhamo-lo a usar calças e camisola térmica, chapéu, luvas e uma gola desportiva. Desta forma, ajudará a manter o calor corporal e evitará apanhar alguma constipação.

Hidratação e proteção:

Neste caso, aos corajosos que dediquem o seu tempo livre no inverno a praticar desportos na neve, revelamos dois truques que deverão cumprir se não quiserem voltar para casa com alguma queimadura devido ao sol. O uso de proteção solar e hidratante, tanto para os lábios como para a face, é imprescindível para que a pele não fique afetada pelo reflexo do sol na neve.

Horários menos frios:

Um truque bastante útil consiste em praticar desporto nas horas de sol mais forte; no nosso caso oscila entre as 13:00 e 16:30 horas. Sabemos que é um horário ligeiramente complicado e difícil, mas se decidir aproveitar o fim de semana para a prática do desporto aconselhamos-lhe que o pratique neste horário. Não há nada melhor do que aproveitar o sol no inverno!

Cuide de si até ao fim!

No inverno - devido ao frio - não nos apercebemos de quanto suamos e da posterior descida de temperatura tão brusca que o nosso próprio corpo pode experimentar. Por essa mesma razão, depois de terminada a jornada de desporto, é recomendável que se dispa a roupa com que se tenha estado a praticar desporto e que se tome um duche de água morna para se normalizar a temperatura corporal. Deste modo, evitam-se eventuais resfriados e arrefecimentos.