Informação corporativa
  • Noticias /
  • Conhece o guia para ter uma horta ecológica?

Noticias Florette

Conhece o guia para ter uma horta ecológica?

22/07/2022

Fazer uma horta ecológica ajuda-nos a sentir-nos em sintonia com o nosso ambiente circundante e o meio ambiente, porque contribuímos para a preservação e cuidado dos recursos naturais através de diversas técnicas ecológicas.

Uma horta ecológica é aquela com a qual obtemos uma produção 100% natural e sustentável, dado que uma das suas particularidades é a ausência total de utilização de produtos químicos, independentemente de cultivarmos em terreno ou em vasos. Os principais objetivos conseguidos são a preservação da biodiversidade, a poupança de água, aproveitamento da luz solar, utilização de maquinaria menos contaminante, melhor aproveitamento dos nutrientes da terra, fomento da reciclagem e aproveitamento máximo do espaço.

Antes de descobrir o guia para ter uma horta ecológica, conheça todos os benefícios que ela lhe proporcionará? Ter alimentos frescos todos os dias, cultivados com o seu mimo e esforço, aprender diariamente sobre os elementos naturais e cultivos, impulsionar a sua criatividade e estar em contacto com a natureza são apenas alguns deles. Aprenderá a ser constante num hábito saudável e sustentável!

Como tornar uma horta ecológica e sustentável? Em primeiro lugar, necessitará do seguinte: sementes (ou plantas), um espaço aberto ao qual chegue luz solar, água, um terreno (ou vasos, podendo, além disso, utilizar decoração como paletes de madeira, por exemplo), substrato adequado para cultivo ecológico e adubo ecológico.

Em seguida, é importante que prepare o solo para ter uma terra rica em nutrientes, capaz de cultivar plantas saudáveis e fortes: retirar ervas daninhas e cavar uma profundidade de aproximadamente 20 centímetros, assim como eliminar pedras e raízes que possam aparecer. Por último, coloque as sementes depois de ter incorporado no solo a matéria orgânica necessária. Certifique-se de que mantém um fornecimento de água constante!

Como vimos, uma horta ecológica não se limita à não utilização fertilizantes químicos (por exemplo, para poupar água podem-se utilizar sistemas de rega por gotejamento e, se quisermos certificar-nos de que reciclamos corretamente, uma opção consiste em dispormos de um recipiente para cada tipo de resíduo.

Para o aumento da biodiversidade, é importante que se plantem hortaliças de folha misturadas com hortaliças de bolbo, de fruto, aromáticas (evitam a propagação de pragas), flores, frutos silvestres, etc. Além disso, para a prevenção da erradicação de pragas ou doenças de forma sustentável, existem técnicas de luta integrada: rotação e associação de cultivos, adubo ecológico, barreiras físicas (por exemplo, cercar socalcos de alfaces ou hortaliças de folhas para evitar que os insetos possam chegar aos restantes produtos, ou a colocação de almofadados), o controlo das ervas daninhas, etc.

É só vantagens! Cuida do planeta, aprende, e seguramente que convence algum amigo ou familiar a criar a sua própria horta ecológica.