Informação corporativa
  • Noticias /
  • Conhece as propriedades da quinoa?

Noticias Florette

Conhece as propriedades da quinoa?

15/02/2018

De certeza que já terá ouvido falar da quinoa, ou até a tenha experimentado em saladas ou como guarnição de algum prato, mas, conhece todas as suas propriedades e formas de a cozinhar?

O nome científico da quinoa é Chenopodium quinoa, e procede da zona andina. Habitualmente, é denominara cereal o pseudocereal, apesar de que botanicamente não pertence a essa família, porque a forma de a cozinhar e a sua aparência é muito parecida com a dos cereais. É famosa pelas suas numerosas propriedades e benefícios para a saúde, e por isso passou a ser considerada, um superalimento! Há alguns anos, mal era conhecida mais além da cordilheira dos Andes, mas em pouco tempo passou a ser servida nos melhores restaurantes.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) a quinoa é uma das melhores proteínas vegetais do planeta, e é o grão que fornece mais nutrientes em cada 100 calorias. É um alimento rico em proteínas, contém gordura de boa qualidade e um grande número de aminoácidos, além de ser um alimento baixo em calorias.

Pode encontrar sementes de quinoa brancas, vermelhas ou até negras. Todas elas estão deliciosas! A forma habitual de a cozinhar é a cozê-la durante aproximadamente 12 minutos, e deixá-la repousar durante mas 10 minutos para que absorva toda a água. Antes da cocção, é recomendável lavá-la com água fria para retirar todas as possíveis impurezas.

Existem inúmeras formas diferentes de preparar pratos com quinoa, e pode comê-la em qualquer altura do dia. No pequeno-almoço, se quiser pode consumi-la a misturar com canela, banana, morangos ou maçã, vai fornecer-lhe muita energia para começar o dia. Para o almoço ou o jantar, está deliciosa em saladas ou como acompanhante de pratos de verdura, carne ou peixe. Também pode utilizá-la em salteados ou risotos, e até consumi-la como sobremesa em forma de doces bolachas de quinoa.

E se gostar de quinoa em salada, queremos sugerir que desfrute da nossa saborosíssima Salada Completa de Quinoa e Primeiros Rebentos, que combina a quinoa com rebentos de alface vermelha, rebentos de espinafre, escarola lisa, frango teriyaki, tomate e sementes de girassol e abóbora. Um prato tão completo que não necessita acompanhantes. Quer experimentá-la?