Informação corporativa
  • Noticias /
  • Conhece as magníficas vantagens da leitura?

Noticias Florette

Conhece as magníficas vantagens da leitura?

14/09/2018

Sentar-se a ler um romance, um ensaio, poesia… é um plano fantástico, um autêntico prazer para a nossa mente. Mas, no entanto, muitas vezes não dispomos do tempo necessário. Dedicar meia hora à leitura seria o ideal mas, depois de um longo dia, muitas vezes acontece que ligar a televisão é mais tentador, e esquecemos o bem que faz sentir esse bocadinho de evasão do mundo e de nos perdermos entre as páginas dos livros.

A volta ao trabalho não deveria ser uma desculpa para não ler. Se puder organizar-se, de certeza que vai conseguir tempo. Descubra neste artigo algumas das numerosas razões pelas quais ler todos os dias e, tenha em conta e tenha um livro por perto, porque, logo que acabar este artigo, vai querer começá-lo!
Em primeiro lugar, esta atividade é uma opção fabulosa para desligar. Mergulhar entre as páginas de, por exemplo, um bom romance, faz com que se esqueça das suas preocupações para se deslocar até diferentes paisagens, épocas... Quase de maneira inconsciente, vai tornar-se numa das personagens da história, e viver experiências incríveis.

Por outro lado, se escolher um romance, ou um ensaio, a verdade é que a sua leitura fomenta o desenvolvimento de numerosas capacidades. A criatividade é uma das faculdades que mais se favorece, mas também a comunicação. Com os livros aprendemos novo vocabulário, como o utilizar melhor e até diferentes formas de nos exprimirmos. Muitas vezes descrevem-se sentimentos ou pensamentos que nós não éramos capazes de identificar ou de pôr nome. Também nos ajuda a concentrarmo-nos com maior facilidade, sermos mais empáticos, a refletir…
Ler melhora as nossas relações com os outros. O desenvolvimento destas capacidades faz com que sejamos mais conscientes daquilo que se passa à nossa volta. Somos mais capazes de escutar e compreender as outras pessoas. Amizades, relacionamentos amorosos e familiares tornam-se muito mais fáceis, e nós estamos mais tranquilos e felizes.

Qualquer sítio é perfeito para ler; o seu sofá, um parque, o autocarro, a sala de espera do médico… Ainda, e graças ao desenvolvimento da tecnologia, também pode fazê-lo mediante o seu computador, tablet ou smartphone. Já não tem desculpa! Escolha o seu género favorito e comece a ler, vai fazer com que se sinta muito bem.