Informação corporativa
  • Noticias /
  • Conhece a origem da salada?

Noticias Florette

Conhece a origem da salada?

05/01/2018

Conhece a origem da salada? A salada é um prato mundialmente conhecido que está presente na cultura gastronómica de numerosos países. As possibilidades de compor e comer uma salada são infinitas e todas elas são deliciosas! Mas onde surgiu a ideia da salada? Qual a sua origem?


Os primeiros indícios de consumo de salada datam do ano de 600 a.C. da mão dos persas. Este prato esteve também presente na gastronomia do período tardio do Antigo Egito, onde a cultura de frutas e hortaliças, como a alface, era comum entre os agricultores.

A origem etimológica da palavra “salada” parece ser que se encontra no termo latino “herba salata”, que utilizavam os romanos para denominar a maneira de consumir os vegetais em cru temperados com água e sal.


Ao longo da história, o sal tem sido um dos condimentos mais apreciados pelas suas propriedades para a saúde e como recurso para conservar e cozinhar alimentos. Os romanos utilizavam o termo “insalare” para referir o facto de adicionar sal aos alimentos. Ainda que o sal era um dos ingredientes principais na elaboração de uma salada, o óleo vegetal veio somar-se cedo a esses primeiros temperos. Mais tarde, foram também incluídos o limão e o vinagre como novos temperos que aumentavam a duração deste saudável prato. Assim, durante os seus mais de 2.500 anos de história existiram numerosos tipos de saladas e temperos diferentes no mundo.


Hoje em dia, a salada é um prato refrescante e muito saudável que protagoniza habitualmente o começo dos almoços e jantares em muitos países do mundo. Além disso, as saladas estão abertas à imaginação e à criatividade de qualquer pessoa, dado que se podem preparar incríveis combinações e surpreender os seus convidados com o seu toque criativo. Agora que já conhece a origem da salada, qual é a sua salada preferida?