Informação corporativa
  • Noticias /
  • ¿Conhece a filosofia LAGOM?

Noticias Florette

¿Conhece a filosofia LAGOM?

11/02/2019

Atualmente vivemos num mundo em que as pressas e o stress estão na ordem do dia. Trabalhamos para sermos os melhores em tudo aquilo que fazemos, tendo cada vez menos tempo para cuidar de nós e pensar naquilo de que realmente gostamos. Por este motivo, queremos apresentar-lhe a Lagom, a filosofia de vida que os suecos decidiram impor-se há muitos anos e que está atualmente a ser cada vez mais inculcada nas restantes culturas e a conseguir muito êxito.

"Lagom não é só uma palavra, mas também a essência do que significa ser sueco e viver como tal" - escreve Lola A. Åkerström em Lagom, o segredo sueco da boa vida (Urano, 2017). Mas que significado e que guiões é que esta filosofia defende? Como podemos inculcá-la na nossa sociedade e no nosso estilo de vida?

De certeza que mais do que uma vez se terá dito a si mesmo "porque mereço" ao comprar algum artigo, comer algo fora do normal ou gozar umas férias. Pois a filosofia Lagom significa - literalmente - a quantidade adequada do que você deseja e de que mais acha que necessita. É questão de nos conhecermos a nós mesmos e sabermos quais são as coisas que nos tornam mais felizes. Por exemplo, pode-se tratar desde um simples banho de água quente depois de um dia de trabalho stressante, um filme com quem mais desejar, tomar uma grande copo de chocolate quente, até decorar a sua casa com uma determinada linha de estilo, e assim sucessivamente.


Só se deve ouvir a si mesmo, saber que é que mais lhe apetece nesse instante e saber oferecê-lo a si mesmo. Poderá fazer tudo isto na sua vida sentimental, pessoal, trabalho e/ou amizades. Mas sempre o que for justo e necessário, dado que a filosofia Lagom é isso, a quantidade adequada, visto que muito stressa, mas pouco também. Conhecem o ditado "no meio está a virtude" não é verdade? Pois é chegada a hora de o levar a cabo e de nos sabermos mimar a nós mesmos.

E você, está disposto a cumprir a filosofia Lagom? Já a tinha experimentado? Conte-nos!