Informação corporativa
  • Noticias /
  • Conheça novas formas de saborear as bananas e os seus benefícios

Noticias Florette

Conheça novas formas de saborear as bananas e os seus benefícios

23/07/2021

Apesar de no verão haver uma grande variedade de frutas da época como a melancia, o melão ou as cerejas, há outras como a maçã, a pera ou a banana que podem ser saboreadas durante todo o ano.

Esta última, a banana, é uma das mais consumidas, por múltiplas razões: a sua casca faz com que seja muito fácil de levar para onde se quiser. Pode ser consumida rapidamente e, além disso, é muito apetecível graças ao seu sabor doce, à sua atrativa tonalidade amarela e à sua textura cremosa. Tem tudo, e é um facto que também proporciona muitíssimos benefícios à saúde!

- Fonte de fibras: o seu alto teor de fibras solúveis converte a banana numa fruta que ajuda a regular o nível de colesterol, além de ajudar o trânsito intestinal. E não só porque é boa para a obstipação, mas também porque é adstringente e melhora todo o tipo de irregularidades. Por outro lado, é boa para a acidez estomacal porque provoca um efeito naturalmente antiácido no organismo e evita as náuseas, dado que mantém alto o nível de açúcar no sangue.

- Alto teor de potássio, magnésio e fósforo: a combinação destes três minerais favorece a recuperação muscular e os impulsos nervosos. Mais concretamente, o potássio ajuda a combater a pressão arterial e favorece a atividade muscular.

- Previne a anemia e reduz a fadiga: o potássio e os hidratos de carbono que a banana proporciona são ideais para a produção de energia nas células, o que nos permite a redução da fadiga após a prática de exercício e a recuperação das forças.

- Evita a retenção de líquidos: o seu baixo teor de sódio, combinado com a elevada presença de potássio, evita a retenção de líquidos, ajudando a reduzir problemas renais.

- Reduz a pressão arterial: o seu alto teor de potássio permite a redução da hipertensão arterial. É uma grande fonte de potássio, dado que com uma só banana se obtêm cerca de 15% das necessidades diárias de potássio de um adulto.

Além de proporcionar grandes benefícios, também é muito versátil na cozinha! Hoje queremos propor-lhe várias receitas, para que consuma a banana de forma variada e original.

Batido de rúcula e coco

Um batido fresquinho e repleto de vitaminas para este verão? Este de coco e rúcula agradar-lhe-á!

Para prepará-lo, descasque e corte a manga em porções e coloque-as num copo de bater. Adicione também a banana cortada em rodelas e o coco cortado em cubos.

Em seguida, adicione a rúcula Florette e deite o sumo de limão e o leite de coco. Triture a mistura durante 2 minutos até conseguir uma mistura homogénea.

Por último, sirva no copo que mais lhe agradar e decore a superfície com as sementes de chia. Mmm… que vontade de o consumir!

Iogurte com granola de frutos secos

Comece o dia com energia com este pequeno-almoço tão especial: iogurte com granola de frutos secos.

Começa-se por misturar num recipiente o topping de frutos secos e o topping superalimentos com a canela, o gengibre, o cacau e o mel.

Em seguida, coloca-se o conjunto numa bandeja com papel vegetal e estufa-se durante 15 minutos a 180 ºC. Depois de estar pronto, mexe-se a granola para a soltar e deixa-se que arrefeça.

É chegada a hora de descascar a banana, cortá-la em cubos e reservá-los. Por último, emprata-se o iogurte grego numa tigela, junta-se a granola a gosto e decora-se com a banana e as framboesas. É chegada a hora de começar bem a manhã!

Açaí tigela

Ainda não provou o pequeno-almoço que está na moda? É muito fácil de preparar e muito delicioso!

Para preparar o açaí tigela, começa-se por colocar a banana e as restantes frutas congeladas na base, juntamente com uma colher de chá de açaí em pó e um pouco de leite vegetal. Tritura-se até que fique uma textura cremosa e homogénea. Pode-se adicionar mais ou menos leite de acordo com as preferências, mas deve ficar ligeiramente denso, como se se tratasse de um gelado.

Agora chegou a parte preferida: as coberturas! Depois de colocar o creme conseguido numa tigela, é chegada a hora de decorar com os ingredientes preferidos. Recomendamos que adicione outras frutas cortadas em bocados, como Maçã Florette.

Também pode incluir lascas de chocolate ou coco ralado, mix de frutos secos ou aveia, muito benéfica para o organismo.
Como toque final pode sempre adicionar superalimentos Florette! Tem a coragem de o provar?

Como viu, a banana é ideal para conferir um toque doce e uma textura mais impressionante às suas receitas.

Já sabe com qual destas receitas é que vai começar? Diga-nos nos comentários!