Informação corporativa
  • Noticias /
  • Compra e cozinha sustentável, em que é que consiste?

Noticias Florette

Compra e cozinha sustentável, em que é que consiste?

25/08/2022

Como ser sustentável na cozinha? Alguma vez lho contaram? Efetivamente, os hábitos que temos na cozinha e a forma como tratamos os ingredientes acabam por afetar o meio natural. Mas, em que é que consiste exatamente?

A cozinha sustentável exige esforço, organização, consciencialização e mudança de hábitos. Não se trata de mudar, mas sim de transformar para que se possa manter no tempo! A cozinha sustentável tem que ser possível no presente e no futuro, independentemente das necessidades e circunstâncias em que nos encontremos.

E não só em relação ao meio ambiente, mas também sustentável em relação à nossa saúde, à nossa capacidade aquisitiva e à forma como desfrutamos a nível gastronómico do menu diário.

Truques para se conseguir uma cozinha sustentável em relação ao meio ambiente

Desde a escolha dos alimentos, até à forma como os classificamos no frigorífico ou na cozinha, ao desperdício de comida, materiais e embalagens sustentáveis … tudo exige um investimento económico e ambiental que podemos reduzir tendo em conta determinados fatores.

1. Mobiliário ecológico e sustentável: Se ainda está a tempo de escolher a forma de mobilar a sua cozinha, existem muitas opções no mercado cujo processo de produção gerou um baixo impacto ambiental. Quer porque utilizaram materiais naturais ou recicláveis, ou porque foram fabricados utilizando energia renovável (madeira certificada), ou porque os seus acabamentos são livres de produtos tóxicos e não emanam contaminantes para o ar interior. Um pouco de investigação ajudará a tomar uma melhor decisão.

E se a sua cozinha já estiver mobilada, porque é que não experimenta substituir os acessórios e utensílios de cozinha? Madeira de cedro para tábuas de cortar, aço inoxidável para os descascadores, aventais feitos com algodão orgânico, placas de indução, garrafas reutilizáveis, iluminação LED, decoração com bambu … Não faltam ideias!

2. Embalagens e pacotes sustentáveis: Sim, os produtos necessitam de uma embalagem para garantirem a segurança alimentar e que as condições de qualidade se mantenham ótimas, assim como garantirem aos consumidores que nenhum outro utilizador abriu uma lata ou pacote. Não obstante, o seguimento do apelo “compra consciente” implica a escolha dos ingredientes cuja embalagem é respeitadora do meio ambiente: plásticos reciclados e recicláveis, biodegradáveis, que utilizaram muito poucos materiais e produtos químicos, etc.

Na Florette, as nossas tigelas de salada são de origem 100% reciclada e reciclável e, além disso, os nossos sacos de vegetais têm menos 15% de plástico!

3. O desperdício de comida: Deitar comida no lixo gera uma enorme quantidade de resíduos, um problema a que cada vez se está a dar mais visibilidade para se poder enfrentá-lo. Desperdiçam-se 45% de comida em casa! E acontece que, além disso, para se chegar a produzi-los são necessários diferentes recursos naturais, como a água ou o solo, que estaríamos a utilizar sem qualquer fim.

4. Água: Tire o máximo proveito de cada gota de água que utiliza e feche as torneiras para evitar que esta seja desperdiçada. Alguma vez utilizou a água de ferver batatas para limpar os talheres? Há mil formas de dar uma segunda oportunidade a este recurso natural que é cada vez mais escasso!

A partir da Florette, otimizamos os nossos processos de produção para regarmos no momento e quantidade necessários. Além disso, não necessita de lavar as nossas saladas em casa! Estão prontas para consumir e desfrutar.

5. Produtos de proximidade: Porquê apoiar o consumo de produtos nacionais? Porque garantimos a redução da contaminação que o transporte de longa distância causa, assim como os custos dos próprios produtos. Apoiar a economia local é uma das melhores formas de cuidar do nosso planeta.
6.Reciclar já não é opção: Deitando os resíduos nos respetivos contentores garantimos que serão tratados de forma ótima e, em muitos casos como o do plástico, que voltam à cadeia de valor e não vão para os oceanos.

7. A ordem! Com isso conseguirá fazer com que os alimentos não caduquem antes do previsto e tenha que os deitar ao lixo. Além disso, se planear a tempo o seu menu, comprará apenas aquilo de que necessita e em rações exatas. Até nos nossos pacotes está medido o número de rações de vegetais que são necessárias!

Em última análise, estarmos conscientes de que as nossas decisões afetam o meio ambiente é o primeiro passo para criarmos hábitos sustentáveis, tanto em relação ao planeta, como a longo prazo. Esta mudança começa por si, por ele, por ela, por nós e por todos.

Que mais é que faz para conseguir uma cozinha sustentável? Conte-nos nos comentários!