Informação corporativa
  • Noticias /
  • Como ser mais sustentável no seu escritório

Noticias Florette

Como ser mais sustentável no seu escritório

10/05/2021

Depois de toda a época em que estamos em teletrabalho, não há dúvida de que nos tornamos verdadeiros especialistas. Um terço do dia, passamo-lo no nosso escritório, e achamos que é um tempo considerável para podermos continuar a proporcionar o nosso grãozinho de areia ao melhoramento do meio ambiente, transformando o nosso gabinete num lugar que pensa e atua em verde.

É verdade que a nossa nova forma de trabalhar já nos ajuda a contribuir para o melhoramento do meio ambiente. Isto deve-se ao facto de o trabalho remoto ajudar a reduzir as emissões de gases contaminantes, pois reduziu-se consideravelmente a quantidade de transporte até aos centros de trabalho.

Mas para além do trabalho em si, nas nossas casas, há outras formas de cuidar do nosso planeta. Alguma vez tinha pensado que, estando no escritório, também se pode ser sustentável?
Propomos-lhe em seguida alguns truques para ter um escritório mais sustentável. Desta forma, se cada um proporcionar o seu pequeno melhoramento, todos juntos conseguiremos uma grande mudança. Quer saber mais?

1. Digitalize toda a documentação: se quiser começar a ter um escritório que cuide do meio ambiente, primeiramente deve-se esquecer de empilhar papéis e mais papéis, e substituí-los por documentos guardados em pastas no seu computador.
Desta forma, reduz o consumo de papel e consegue uma melhor organização. Além disso, conseguirá ganhar tempo, dado que, procurando simplesmente o nome do documento, ele aparecerá sem que seja necessário fazer lembretes a pensar em que lugar ou arquivo do escritório é que o deixou.

2. Aproveite as folhas que vai deitar fora para efetuar anotações: se imprimiu uma folha que não lhe serve ou tiver uma de que já não necessita, guarde-a antes de a deitar fora. Lembramos-lhe que ainda poderá aproveitar a parte traseira ou algum espaço vazio para efetuar as suas anotações.

3. Que tal preparar um lugar no seu escritório ou uma pasta, onde possa ter à mão todas essas folhas em qualquer momento?
Luzes LED: uma boa luz no escritório é muito importante, dado que é um lugar onde se passa muito tempo. Pelo que, se a sua intensidade for demasiado baixa, pode afetar a visão, dado que fará com que se force a vista.
Por isso, para ser mais sustentável e cuidar da sua saúde, recomendamos que suba as persianas e aproveite toda a luz natural e, se utilizar luzes artificiais, que sejam LED ou de baixo consumo. Sabia que as luzes LED reduzem o consumo de energia entre 50% e 80%? Além de serem mais sustentáveis, contribuirão para a sua poupança.

4. Recicle o papel que utilizar: nós, na Florette, somos a favor da reciclagem. Por isso, as nossas saladas utilizam embalagens 100% recicladas e recicláveis.
Para que também se junte à reciclagem como nós, propomos que tenha um cesto de papéis destinado ao papel, para que possa depositá-lo e depois deitá-lo no contentor adequado. Lembre-se do conselho anterior! Antes de o deitar fora, deve aproveitá-lo.

5. Plantas no escritório: as plantas no escritório têm uma função dupla. Por um lado, ajudam-nos a decorar o escritório e criar um ambiente muito mais agradável, o que fará com que nos sintamos mais motivados e melhorará o nosso bem-estar.
Mas além de todos os benefícios que contribuem para a nossa produtividade, também nos ajudam a melhorar a qualidade do ar, dado que limpam e purificam o ar do escritório.

6. Cartuchos de tinta recarregáveis: para diminuir a quantidade de resíduos, propomos-lhe que opte por cartuchos de tinta de marcas que sejam recarregáveis ou que, pelo menos, tenham uma embalagem que seja 100% reciclável, como a das nossas saladas.

7. Materiais reciclados: os papéis e os materiais de escritório são essenciais para efetuarmos o nosso trabalho, e este também pode ser mais responsável em relação ao meio ambiente. Aconselhamo-lo a utilizar no seu escritório materiais como papel ou esferográficas feitos de materiais reciclados. As tigelas das nossas saladas completas são de origem 100% reciclada!

8. Desconecte os aparelhos eletrónicos que não utilizar: para poupar no consumo energético, desconecte os aparelhos eletrónicos que não esteja a utilizar, dado que todos os que estejam em stand-by consomem entre 1W e 2W cada um.

Enquanto trabalha no seu escritório também pode aproveitar para implementar valores que cuidem do ambiente e melhorem o nosso estilo de vida.

Se quiser saber mais sobre a reciclagem, recomendamos que veja este artigo de 6 Conselhos para melhorar a reciclagem.
Tem mais ideias para que o nosso escritório seja mais sustentável? Deixe-as nos comentários! Gostaremos muito de conhecer as suas propostas.