Informação corporativa
  • Noticias /
  • Como saber se um produto é sustentável?

Noticias Florette

Como saber se um produto é sustentável?

14/11/2022

Num mundo onde andamos a mil à hora, por vezes pode ser complicado reconhecer quando é que um produto ou empresa é respeitador(a) do meio ambiente. Neste sentido, deparamo-nos perante diferentes fatores que influem na hora de determinar as certificações que encontramos nos pacotes e que nos dizem se um produto é sustentável.

Neste artigo resumimos as principais qualidades que um produto deve ter para ser considerado sustentável.

¡Um produto sustentável implica que o seu processamento até se chegar a ele minimiza o impacto negativo no meio ambiente!

1. O seu processo de produção: Como é um processo de produção respeitador do meio ambiente?

- Sistema dos 3 erres: Reduzir, Reutilizar e Reciclar são os pilares fundamentais e que todos conhecem. Isto responde à gestão responsável dos resíduos de forma que: utilizemos a menor quantidade de matérias necessárias para minimizar o seu uso, tentemos dar-lhes uma segunda oportunidade em vez de os deitar fora e, por último, aqueles que devam ser descartados, tentar reciclá-los para que voltem à cadeia de produção e sejam transformados para serem novamente utilizados.

- Por outro lado, que natureza é que têm as matérias-primas utilizadas para a elaboração dos produtos? A eliminação de matérias-primas tóxicas e redução de emissões são apenas alguns dos fatores a ter em conta.

- Uso eficiente da energia: As energias renováveis, por exemplo, são fontes de energia limpas e inesgotáveis que podemos aproveitar de forma mais respeitadora do meio ambiente, em comparação com os combustíveis fósseis. Isto deve-se ao facto de não produzirem gases com efeito de estufa nem emissões contaminantes, razão pela qual o seu crescimento e desenvolvimento no sistema económico são cada vez mais notórios. Na Florette dispomos de parques eólicos nos nossos centros de produção para produzirmos energia elétrica de forma renovável e muito mais eficaz.
De igual modo, devem-se ter em conta os sistemas de iluminação e ar condicionado, os custos elétricos, etc.

- Uso eficiente da água: Reduzir o consumo, recircular e usar novamente a água dos processos podem ser algumas medidas. Na Florette implantámos no nosso processo de produção diferentes técnicas inovadoras: sistemas de reutilização da água da chuva para rega por aspersão, sistemas de rega por gotejamento, para termos um controlo exato da quantidade de água de que os vegetais necessitam para o seu crescimento natural…

2. Ecoconceção

Um conceito fundamental para respeitar os princípios da economia circular, pelo facto de incorporar características que fazem com que os produtos possam ser utilizados de forma prolongada de modo que se reduza o seu impacto ambiental.
Com isso, obtém-se uma produção mais eficiente por serem necessários menos recursos naturais, além de se reduzirem as emissões de CO2 e os desperdícios que acabam por prejudicar o planeta.
Na Florette aplicamos medidas sustentáveis em todas as partes dos nossos processos, incluindo as relevantes para a conceção dos nossos pacotes. As tigelas das nossas Saladas Completas são de plástico 100% de origem reciclada e reciclável. Significa isto que o material já foi usado previamente para outro fim e que poderá voltar a ser utilizado para a elaboração de outro. Isto é, volta à cadeia de produção de forma prolongada, evitando-se que acabe como resíduo.

3. Ajudam-no a ser mais responsável em casa?

A responsabilidade ambiental de uma empresa começa e acaba com o que ela faz? Não tem necessariamente que ser assim! Num mundo onde andamos a mil à hora é cada vez mais essencial que os produtos que temos à nossa disposição no mercado nos ajudem a melhorar o nosso compromisso para com o meio ambiente.

Sabia que até 45% das frutas e verduras são descartados e desperdiçados em casa? O desperdício alimentar provoca a perda desnecessária de recursos utilizados na sua produção, como a terra, a água ou a energia.

Na Florette dispomos da quantidade exata de verduras e vegetais para um determinado número de rações. Deste modo, com cada pacote podem, a partir de casa, prever a quantidade necessária de produtos de que vão necessitar ao longo da semana e otimizar as vossas compras semanais!