Informação corporativa
  • Noticias /
  • Como poupar no meu consumo de água

Noticias Florette

Como poupar no meu consumo de água

18/01/2023

A água é um dos recursos mais abundantes do planeta, mas para surpresa de muitos só cerca de 3% do total é que são de água doce. E desta quantidade, só 1% é potável. A isso soma-se a crescente necessidade de procurar medidas para poupar nas faturas de casa no fim do mês, gerando uma situação em que muitos consumidores procuram a forma de poupar no seu consumo de água no dia a dia.

Porque na realidade existe uma grande quantidade de truques que pode aplicar e que pode converter num hábito. Interessam-lhe? Alguns parecem ser ligeiramente óbvios, mas de certeza que muitos o surpreenderão. Vamos falar-lhe de todos eles neste artigo!

6 hábitos para poupar água na cozinha:

1. Lave as frutas e verduras em cima de um balde para poder reaproveitar a água e regar as plantas.
2. Dê prioridade à máquina de lavar louça de preferência à lavagem manual dos utensílios de cozinha, e utilize um programa de poupança de água ou económico se dispuser dele. E dado que falamos da máquina de lavar louça, um bom truque consiste em aprender a otimizar o espaço do nosso eletrodoméstico. Desta forma, evitaremos ligá-lo quando ainda há uma grande quantidade de potencial a aproveitar.
3. Não deixe que a torneira aberta enquanto ensaboa os pratos ou talheres. E se tiver duas pilhas, um bom truque consiste em juntar tudo o que já está ensaboado para que, na hora de enxaguar, a água passe por todos eles. Ficará surpreendido com a rapidez com que termina!
4. Repare alguma fuga existente nas torneiras ou tubagens. A cozinha é o sítio da casa onde isto costuma acontecer com mais frequência. Cada gota conta.
5. Não utilize água corrente para descongelar alimentos! Além disso, o que é recomendável é que efetue este processo pondo os ingredientes no frigorífico.
6. Os filtros nas torneiras desempenham uma função, para além de limparem a água. Tal como se ouve dizer, pode-se poupar até 50% de água! Estas pequenas peças misturam a água com o ar e conseguem reduzir o caudal sem nos darem essa sensação.

Truques para não desperdiçar água na casa de banho:
A zona de casa é onde existe uma maior presença de pontos de saída de água. Damos-lhe algumas dicas:


1. Se colocar uma garrafa de plástico cheia com água ou areia dentro da cisterna, conseguirá reduzir o volume de água que cabe dentro dela.
2. Dê prioridade ao uso do duche de preferência à banheira, e meça o tempo que passa nele. Recolha e utilize a água fria enquanto aguarda que ela aqueça: para o balde da esfregona, regar plantas, etc. Mantenha as torneiras fechadas enquanto se ensaboa no duche, barbeia, lava os dentes ou as mãos, para evitar que o fluxo de água continue quando não necessita disso e que o desperdício aumente.

E no jardim?

Sabia que regando ao anoitecer evita que a água evapore? Mas se o que deseja é desfrutar de um jardim com plantas, ao mesmo tempo que utiliza a menor quantidade de água possível, outro truque consistiria em utilizar plantas resistentes à seca ou com menores necessidades deste recurso.

Para manter a humidade no solo, muitos recomendam que se adicione estrume vegetal ou que se façam furinhos na relva (a cada 20 centímetros aproximadamente) para que a água penetre melhor no solo.

A rega por gotejamento também é um mecanismo de poupança de água! Na Florette sabemos disso e, portanto, este sistema está implantado nos nossos cultivos ao ar livre.

E se tem aspersores, é melhor utilizar os que distribuem a água em gotas grandes, dado que é mais difícil que estas evaporem antes de caírem no chão (especialmente no verão).