Informação corporativa
  • Noticias /
  • Como poupar água e energia no jardim

Noticias Florette

Como poupar água e energia no jardim

19/04/2021

Os dias de sol já chegaram e, com eles, o tempo na rua e as cores da primavera. Gostamos muito desta época em que tudo brilha mais, mas simultaneamente toda a gente que tiver uma zona de jardim saberá que a manutenção das zonas exteriores cuidadas exige tempo, dedicação e dinheiro.

Nesta época as faturas da eletricidade e da água começam a disparar, pelo que se deve controlar o consumo. E não só pela poupança económica, mas também porque o consumo dos nossos terraços e jardins também representa um grande gasto dos nossos recursos naturais. Por isso, hoje queremos dar-lhes uma série de pequenos conselhos que os ajudarão a reduzir este gasto. Pegue em papel e numa esferográfica, que vamos começar!

1. Aproveite a água da chuva
Esta tarde vai chover? Aproveite e coloque alguns caldeiros no jardim que lhe servirão para recolher a água. Desta forma, poderá utilizá-la durante o resto da semana para regar as suas plantas.

2. Reutilize a água
Evite deitar a água no esgoto. Recolha a água do duche que desperdiça enquanto ela aquece ou a água da massa que acaba de cozer para hidratar as suas flores.

3. Não se deve regar a qualquer hora do dia
Sabia que não se deve regar a qualquer hora do dia? É muito importante que se escolha um bom momento, como a primeira hora do dia ou da noite, dado que assim se evita a evaporação da água que ocorre nas horas de mais calor.

4. Aposte na rega por gotejamento
Sabe-se que é uma técnica mais dispendiosa, mas a longo prazo isso será recompensado pelo montante das suas faturas e pelo gasto de água. Além de conseguir uma rega contínua, as suas plantas e jardim agradecer-lhe-ão com uma maior frondosidade!

É muito importante que, tendo em vista efetuar um consumo sustentável, além de evitar o desperdício de água, preste atenção ao consumo de energia que utiliza no exterior. Com estas leves modificações que lhe vamos indicar em seguida, conseguirá uma grande mudança:

5. Utilize lâmpadas LED
As lâmpadas LED suportam a humidade e as temperaturas extremas. Além disso, permitem a redução da energia consumida até um terço.

6. Utilize energias renováveis
A energia solar é outra grande fonte de poupança de eletricidade, dado que a pode conseguir através de placas solares colocadas até no próprio jardim da sua casa. Muitas das placas solares já não requerem instalação e são autónomas, facilitando a utilização da energia que se recolhe ao longo do dia.

7. Automatize o acendimento e o apagamento das luzes
Pode-se automatizar a luz através de sensores, que permitam que nos certifiquemos de que esta só se acende quando é necessário. Desta forma, evita-se o desperdício de energia elétrica e poupa-se na fatura da eletricidade.

Tem a coragem de efetuar estas pequenas alterações no seu jardim ou terraço no tempo de verão, para conseguir reduzir as suas despesas, tanto energéticas como económicas? Conte-nos nos comentários!