Informação corporativa
  • Noticias /
  • Como manter um estilo de vida saudável durante o verão

Noticias Florette

Como manter um estilo de vida saudável durante o verão

28/08/2020

Uma grande percentagem da população decidiu tirar proveito da quarentena para iniciar um novo estilo de vida. Desta forma, adaptaram a sua dieta habitual a outra mais saudável e variada e iniciaram uma rotina semanal de exercício. Agora, o desafio está em manter estes hábitos durante o verão e fazer face às múltiplas tentações da época estival. A partir da Florette, marca fã da vida saudável, partilhamos uma série de conselhos para que o calor, as esplanadas e as férias não frustrem a sua versão mais healthy. Aponte estes cinco conselhos da nossa assessora culinária, Miren Aierbe!

Adapte a sua dieta ao verão. Para combater o calor da época estival, é fundamental que se opte por refeições leves e de digestão fácil. Além disso, deve-se ter presente a necessidade de consumir alimentos que nos proporcionem água para mantermos o corpo bem hidratado. Desta forma, as frutas e as verduras convertem-se no melhor aliado da nossa dieta estival. Estes alimentos contêm uma grande quantidade de nutrientes sem serem pesados e, além disso, proporcionam esse teor de água tão necessário durante os meses centrais do ano. As saladas podem ser a alternativa ideal, convertendo-se num prato completo, saciante e, simultaneamente, leve. "Pode-se fazer a partir de uma salada com rúcula da Florete, massa e salmão defumado até uma versão mais clássica com alface, atum, ovo cozido e tomate. As possibilidades que este prato oferece são quase infinitas" - garante Miren Aierbe, assessora culinária da Florette. E acrescenta: "é um bom momento para combinarmos as bases vegetais com frutas de temporada que, além de darem cor e sabor à receita, são ricas em água, purificam o organismo e proporcionam uma grande quantidade de vitaminas".

Crie uma nova rotina semanal. Com a chegada do calor torna-se mais complicado praticar desporto. No entanto, basta procurar os horários em que a temperatura acompanhe. Desta forma, pode-se combinar o exercício em casa à primeira hora da manhã com alguns minutos de trote ao ar livre ou um passeio de bicicleta quando o sol cair. Quanto à alimentação, Miren Aierbe, assessora culinária da Florette, garante que se deve adaptar o menu à nossa rotina estival. Se for necessário comer fora de casa, podem-se elaborar muitas receitas saudáveis e simples para se levarem em tupperware: cremes de verduras, peixe no forno ou uma salada de legumes. No entanto, em momentos pontuais, pode ser difícil cozinhar por falta de tempo. Nesse caso, as Saladas Completas, as Receitas Micro ou o novo Combo de salada de rebentos e tortilha de batata da Florette são opções saborosas, completas e saudáveis para os dias em que não tem tempo para cozinhar.

Faça uma lista com todos os melhoramentos conseguidos e os próximos desafios. É importante que esteja consciente dos efeitos que estes novos hábitos tiveram no seu corpo e que se proponha novos desafios a alcançar. Um estilo de vida saudável ajuda no bom funcionamento do organismo, física e psicologicamente. Os alimentos frescos e o exercício físico, além de proporcionarem os nutrientes e a energia necessária para o corpo, são muito importantes para se manter uma boa saúde mental. Faça uma listagem com
todos os progressos obtidos após a quarentena – desde aumentar a resistência física ou a força, até reduzir o stress e melhorar o estado de espírito – é um bom início para ver o que conseguiu e estimula a continuar no caminho da vida saudável e a propor novas metas.

Elabore um calendário de refeições. Com o regresso aos escritórios, as férias e os encontros com amigos, pode ser difícil continuar com este novo estilo de vida. Por esta razão, é importante que se planeie o menu semanal para se evitar a improvisação e se acabar optando por comer alimentos pouco saudáveis. Para tal, a assessora culinária da Florette aconselha que se incluam em todas as refeições frutas e verduras frescas, quer como acompanhamento, quer como prato principal. "É necessário atribuir às verduras a importância que elas merecem. São um dos grandes aliados para mantermos uma boa saúde, dado que proporcionam ao organismo uma grande quantidade de vitaminas e minerais que reforçam o
sistema imunológico", garante Miren Aierbe. Desta forma, sabendo o que se vai comer cada dia, podem-se organizar as refeições de toda a semana e inclusivamente deixá-las preparadas para que nenhum plano de verão acabe com o nosso estilo de vida saudável.

Opte por snacks saudáveis. Durante o verão é igualmente importante que se siga a rotina de cinco refeições diárias. Por isso, para o almoço e a merenda, é necessário optar por opções saudáveis que não sejam monótonas e que, além disso, consigam matar a fome. Além de frutas ou iogurtes, podem-se elaborar em casa receitas simples e diferentes como barrinhas energéticas de frutos secos ou um batido de espinafres Florette, kiwi e banana. De acordo com Miren Aierbe "Não basta manter os hábitos saudáveis de exercício e alimentação equilibrada durante algumas semanas. Deve estar consciente de que é necessário manter este novo estilo de vida para conseguir benefícios completos a longo prazo. Por isso, é necessário que também continue com os hábitos saudáveis durante o verão"