Informação corporativa
  • Noticias /
  • Como manter a sua cozinha impecável

Noticias Florette

Como manter a sua cozinha impecável

27/07/2022

A cozinha é uma das partes da casa que mais mostram quando estão limpas, e que mais preocupações dão quando mostram o contrário. Mais ainda: juntamente com a casa de banho, é uma zona onde é necessário ter muito mais cuidado, dado que existe uma maior acumulação de bactérias e restos de comida que podem acabar por gerar uma falta de higiene e saúde prejudicial para a saúde. Se, além disso, lhe juntarmos o facto de, por vezes, surgirem planos improvisados com um almoço ou jantar em casa… que é que nos pode deixar mais tranquilos do que saber que temos tudo sob controlo?

Contamos-lhe como manter a sua cozinha impecável para que esteja sempre limpa e mantenha uma higiene suficiente!

Prestar atenção ao estado sanitário da cozinha também significa a forma como conservamos e preparamos os alimentos, de modo que a sua qualidade nutricional e segurança alimentar não fiquem comprometidas. Neste sentido, é necessário um maior cuidado em épocas mais quentes, dado que existe um maior risco de desenvolvimento de micro-organismos na comida. Por isso, efetuar uma limpeza eficaz dos utensílios de cozinha ou saber quais os ingredientes que se deixam fora do frigorífico deveria ser um dos nossos focos de atenção.

Sabia que as tábuas de cortar são um grave foco de micro-organismos? Se não as limpar corretamente, podem ficar pequenos restos de comida entre as rachas que se geram com o uso. Estes restos vão-se degradando e, ao entrar posteriormente em contacto com outras comidas que estejamos a cozinhar nos dias seguintes, transmitem bactérias e outros germes.

Algo que pode parecer irrelevante mas que realmente não o é, consiste no lugar onde se colocam os contentores do lixo. Quanto mais afastados estiverem dos alimentos, ou com mais barreiras (tampa, debaixo do lava-louças e, portanto, com uma porta), muito melhor. Isto evitará a transmissão de germes.

Antes de se pôr a organizar as partes visíveis, otimizou o espaço na despensa? Um caos nesta zona transmitir-se-á inevitavelmente ao resto da cozinha. Por isso, tente ter sempre os alimentos com base numa ordem. Se, por exemplo, tem muitas gavetas, tente ter os recipientes dos frutos secos juntos, assim como os pacotes de arroz, massa e legumes, os alimentos para o pequeno-almoço perto uns dos outros, alimentos em conserva, etc.
Um bom conselho é que se verifiquem as etiquetas dos alimentos para se otimizar a conservação dos mesmos, e que sejam ordenados em função do prazo de validade, de forma que estejam mais ao alcance os alimentos que perderão primeiramente a validade.

Por outro lado, muitas vezes comete-se o erro de não se ter em conta a organização do frigorífico. Sabia que o frio não chega da mesma forma a todas as partes do frigorífico? Ou que determinados grupos de alimentos nunca devem ser guardados juntos? Contamos-lhe isto e muito mais no nosso artigo Conselhos para uma organização eficaz do seu frigorífico.

Ora bem, como é que deveríamos tratar os alimentos quando os estamos a processar?

Lembre-se:

- Lavar bem as mãos antes de começar a cozinhar ou pegar nos utensílios, assim como nos alimentos (especialmente os crus, como as frutas ou o peixe para sushi!).
- Certifique-se de que os utensílios de cozinha estão limpos e corretamente desinfetados. Também que as sertãs, caçoilas ou tupperwares não estão gastos e a perder o material que os cobre. A sua deterioração é multifatorial: utilização inadequada ao usar talheres de metal sobre sertãs antiaderentes, um longo uso que faça com que se vá deteriorando, meter um tupperware no micro-ondas durante mais tempo do que o devido …
- Cozinhe-os adequadamente e durante o tempo que for necessário. Leia as recomendações dos fabricantes: os micro-organismos não sobrevivem às altas temperaturas.
- Descongele os alimentos pouco a pouco: no frigorífico e com horas de antecedência suficientes.