Informação corporativa
  • Noticias /
  • Como fazer compósito caseiro com restos vegetais

Noticias Florette

Como fazer compósito caseiro com restos vegetais

1/11/21

A reciclagem nos contentores de papel, plástico ou vidro é cada vez mais habitual. Mas, sabia que também é possível reciclar os resíduos orgânicos e, além disso, em casa? É uma forma ideal de se dar aos mesmos uma segunda oportunidade e, além disso, se conseguirem melhores resultados para os jardins e as plantas. Este adubo orgânico, como o seu nome indica, não tem restos de elementos químicos e consegue aumentar a temperatura do solo, favorecendo a formação e o desenvolvimento das raízes.

Além disso, ajuda a melhorar a absorção dos nutrientes das plantas, voltam ao solo mais ricos em nutrientes e faz com que não sejam necessários tantos fertilizantes químicos. Quer aprender a prepará-lo? É muito fácil!

-Prepare um lugar onde possa fazer o compósito: utilize uma caixa de madeira ou plástico, um vaso ou jardineira que já não use… é importante que o recipiente não esteja em contacto direto com o solo. Faça alguns furinhos na base e coloque uma primeira camada de materiais secos, como terra, palha, ramos, serrim, etc. Estas primeiras camadas secas evitarão que o fundo do seu compostor apodreça e estrague a mistura.

-Adicione os resíduos orgânicos: adicione cascas de verduras e frutas, cogumelos, depósitos de café, cascas de ovos, etc. Evite adicionar restos de carne ou peixe, dado que provocarão fortes odores.

-Recomenda-se que se intercalem camadas de produtos húmidos e secos. Desta forma, consegue-se um equilíbrio ótimo de que um compósito caseiro de qualidade necessita.

-É chegada a hora de regar!: o adubo orgânico deve estar sempre húmido. Desta forma, consegue-se que se vá formando o fertilizante artesanal que enriquecerá os cultivos ecológicos. É importante que a humidade penetre em todas as camadas que foram adicionadas, mas sem encharcar o recipiente.

-Mexa a mistura: esta mistura deve ser mexida uma vez por semana durante 45 a 60 dias, até se ter um compósito ou adubo adequado.

Depois de pronto, é chegado momento de o incorporar nas suas plantas! Verá que, graças ao novo compósito orgânico, conseguirá que elas cresçam mais fortes e, sobretudo, de uma forma natural. Tem a coragem de preparar o seu? Conte-nos nos comentários.