Informação corporativa
  • Noticias /
  • Como é que o nosso corpo processa o açúcar das frutas?

Noticias Florette

Como é que o nosso corpo processa o açúcar das frutas?

18/05/2022

"A fruta tem muito açúcar" ou "Não entendo porque é que a fruta, que contém tanto açúcar, é considerada como um alimento saudável" - são algumas das objeções que ouvimos algumas vezes relativamente a este poderoso alimento.

Embora seja verdade que a fruta tem um alto teor de açúcar, também é um dos alimentos prioritários quando se trata de gerir a nossa dieta, devido a todas as suas propriedades nutricionais.

E porquê?

Porque não se trata do mesmo açúcar: enquanto os alimentos ultraprocessados contêm açúcar branco, eritritol, ou outros adoçantes que foram adicionados artificialmente, o que encontramos nas frutas está naturalmente presente nelas, como a frutose ou a glicose. Neste caso, o nosso organismo não o assimila da mesma forma, dado que se encontra integrado entre muitos outros componentes presentes em cada peça de fruta: água, fibras, vitaminas e minerais, principalmente, sem os quais não estaríamos a dar ao corpo uma fonte de energia suficiente e saudável. Por exemplo, a vitamina C ajuda-nos a manter um sistema imunológico forte; ou as fibras que, além de serem grandes aliadas da nossa microbiota intestinal e saúde digestiva, nos ajudam a absorver mais lentamente a frutose e, desta forma, prevenir picos e quedas de açúcar no sangue.

Além disso, é importante que se insista que o açúcar naturalmente presente nas frutas é anti-inflamatório, dado que são ricas em antioxidantes e que isto também representa uma fonte-chave de energia para as nossas células, órgãos e tecidos do corpo.

Outro mito altamente divulgado é que a ingestão de fruta à noite engorda mais do que se for consumida em qualquer outro momento do dia. Felizmente não há razão para preocupações! Estes alimentos têm as mesmas propriedades e efeitos no nosso corpo, independentemente do momento em que sejam consumidos: antes das refeições, depois, ao pequeno-almoço, como sobremesa ao jantar… Mais ainda: para termos um descanso ótimo, os especialistas recomendam que se vá para a cama com uma ingestão adequada de nutrientes, para que o organismo funcione e descanse corretamente.