Informação corporativa
  • Noticias /
  • Como é que o horário das refeições influi na saúde?

Noticias Florette

Como é que o horário das refeições influi na saúde?

16/06/2021

O realfooding e a manutenção de uma vida saudável estão muito na moda, dado que estamos cada vez mais conscientes da importância dos cuidados com o nosso corpo. Mas, sabia que isso não depende apenas de uma alimentação saudável e equilibrada? Também é necessário que se tenha em conta o horário das refeições. Dependendo do momento em que efetuamos as refeições, também pode ser afetado o nosso peso, metabolismo ou até mesmo o nosso estado de espírito, tanto de forma positiva como negativa.

Contava com isso?

Não só é fundamental que se estabeleçam as cinco refeições diárias recomendadas, mas também é essencial que sejam efetuadas à mesma hora, estabelecendo-se uma rotina no nosso dia a dia.

Quer saber mais? Continue a ler!

Caso se tenha habitualmente um horário fixo para a dieta, conseguir-se-ão aproveitar melhor todos os nutrientes e a energia que os alimentos proporcionam.

Para o seguimento deste tipo de rotina, distinguem-se determinados espaços de tempo que são aconselháveis para beneficiarmos e ajudarmos o nosso sistema. Dependendo de cada tipo de refeição, devem-se marcar algumas horas específicas destinadas ao consumo de alimentos:
Pequeno-almoço: o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia e é importante que se tente fazê-la sempre à mesma hora. Por exemplo, é recomendável que seja efetuada durante a primeira meia hora depois de acordar.

- Lanche: o ideal é que o lanche seja efetuado decorridas 3 horas após o pequeno-almoço.
- Almoço: o almoço deve ser tomado 3 após o lanche.
- Merenda: a hora adequada é 3 horas após o almoço, embora também seja necessário que não se excedam as 4 horas depois do almoço, para se evitar que a merenda fique colada ao jantar.
- Jantar: o jantar tem que ser efetuado pelo menos 3 horas depois da merenda. É necessário que se tenha em conta que é recomendável que se jante pelo menos 2 horas antes de ir para a cama, dado que desta forma se evita dormir com o estômago cheio, o que poderia afetar o descanso.

Depois de conhecer o melhor itinerário para o pôr em prática na sua rotina, e assim conseguir um estilo de vida muito saudável... é chegada a hora de conhecer todos os benefícios proporcionados pelo facto de comer sempre à mesma hora!

Favorece a manutenção do peso. Desta forma, mantém-se mais facilmente um peso constante, porque o corpo se habitua ao horário fixado. Devido ao facto de o organismo se estar a saciar constantemente com o cumprimento da rotina, reduz-se a sensação de fome e é por isso que chegará à refeição seguinte com menos ansiedade.

Favorece a não omissão de nenhuma refeição. A implementação de uma rotina ajuda-nos a não omitir nenhuma refeição. Um hábito fundamental, dado que ajuda o corpo a não reter gorduras e evita a ocorrência de desajustes no metabolismo.

Previne algumas doenças. O estabelecimento de uma rotina ajuda a prevenir algumas doenças como a diabetes ou patologias cardiovasculares, que por vezes se devem aos desajustes alimentares. Além disso, favorece a redução do colesterol, dado que ajuda a reduzir a retenção de gorduras e líquidos.

Ajuda a seguir uma dieta mais saudável. O estabelecimento de um horário ajuda a planear as refeições, criando um menu semanal, optando por uma dieta equilibrada.

Uma rotina combinada com uma dieta saudável são as aliadas ideais para o seguimento de uma alimentação benéfica para o organismo. Tem a coragem de o cumprir e beneficiar destas normas?

Conte-nos nos comentários o que acha e se gostaria de levar à prática no seu dia a dia uma rotina como esta. Teremos muito gosto em ler o que escrever!