Informação corporativa
  • Noticias /
  • Como é que celebra o Natal?

Noticias Florette

Como é que celebra o Natal?

26/12/2019

Depois do dia de Natal, recolhemos as tradições dos diferentes pontos da Espanha para celebrar estes dias. As tradições natalícias na Espanha caracterizam-se pela sua decoração natalícia, quer fazendo um presépio, quer preparando uma árvore com luzes. Também pela esperada Lotaria de Natal em que, com o bilhete na mão, esperamos a alegria no dia 22 de dezembro.

E o dia de Passagem de Ano? Terminamos o ano ao ritmo das badaladas e a comer as doze uvas. Há quem tenha as suas manias, como começar com o pé direito ou brindar com algo de ouro na taça mas, sobretudo, deve ter cuidado para não se engasgar!

E para terminar, chega o Dia de Reis, outro dia grande do Natal, sobretudo para os mais pequenos. Tudo começa no dia cinco de janeiro com a tradicional cavalgada dos Reis Magos. À noite, todas as crianças colocam os sapatos, além de um pequeno presente para os reis, pajens e camelos aos quais deixam leite, bolachas, etc. No dia seguinte, as crianças esperam receber os presentes que pediram na sua carta aos Reis Magos. E, além disso, a família volta a reunir-se para saborear a tradicional Rosca de Reis. Este ano calhar-lhe-á a fava ou o rei?

Mas além destas tradições comuns, algumas zonas da Espanha têm as suas peculiaridades na celebração do Natal:

Sort, a povoação da sorte.

Este município de Lleida, onde reside a famosa administração da lotaria La Bruixa D'Or, converte o dia 22 de dezembro numa autêntica festa. O dia do Sorteio Nacional de Natal é celebrado com toda a pompa na povoação à qual muitos acorrem à procura de boa sorte.

Os Presépios

Existem muitos tipos de Presépios no nosso país, mas destacaremos o Presépio de Beas, em Huelva. Trata-se de um presépio vivo que reproduz trinta cenas bíblicas, com mais de 40 anos de tradição. Também encontramos um famoso presépio vivo em Buitrago do Lozoya, em Madrid, onde a representação cobre cerca de quilómetro e meio e cerca de 39 representações.

Por outro lado, temos um presépio com figurinhas em Ferrol, o Presépio da Ordem Terceira. Trata-se de um presépio criado por Alfredo Martín, em 1945, e cada ano adiciona uma nova figurinha. São necessárias 7 pessoas para o fazer funcionar e são efetuadas representações narradas por um pajem.

O Olentzero

Uma tradição do País Basco e de Navarra. Trata-se de um carvoeiro bonachão que, de acordo com a legenda, espalha a boa nova do nascimento de Jesus trazendo presentes às crianças. Embora a sua origem seja pagã, é celebrado em 24 de dezembro.

O Apalpador

Semelhante ao Olentzero, o Apalpador também é um carvoeiro que desce às casas para tocar na barriga das crianças e assim verificar se foram bem alimentadas durante o ano. Deixa-lhes castanhas, presentes e desejos.

O Canto da Sibila

Reconhecida pela UNESCO como Património Imaterial, tem lugar em Maiorca durante a missa do Galo e é protagonizado por um personagem que profetiza o Juízo Final vestido com uma túnica, capacete e espada. É um canto de uma melodia gregoriana e tem lugar na noite de 24 de dezembro, dando lugar a um espetáculo impressionante.

O Caga Tió

É na Catalunha que esta tradição tem lugar. Os pais presenteiam aos seus filhos um tronco no qual desenham olhos, sobrancelhas, nariz e que tapam com uma manta para que não sinta frio. Por último, coroam-no com a típica barretina catalã. A tradição consiste em que os pequenos da casa lhe deem de comer confiando que na Noite de Natal este lhes dê muitas guloseimas e doces. Os pais enchem o Tió de presentinhos e doces e as crianças batem-lhe com paus enquanto entoam uma canção.

A Puerta del Sol

É o lugar escolhido para a transmissão da mudança de ano. Pouco a pouco está a converter-se numa tradição ir comer as uvas a esta icónica praça de Madrid.

E você, tem alguma tradição especial para celebrar nestes dias? Conte-nos num comentário! Feliz Natal!