Informação corporativa
  • Noticias /
  • Como é que a nossa alimentação influi no cuidado da pele?

Noticias Florette

Como é que a nossa alimentação influi no cuidado da pele?

30/05/2022

Sabemos que o que comemos influi diretamente no nosso bem-estar físico e mental, mas também na saúde da nossa pele. O seguimento de uma dieta baseada em alimentos saudáveis e variados ajuda-nos a conseguir uma pele mais cuidada, forte e saudável, de forma que receba uma vasta gama de nutrientes, vitaminas, minerais, antioxidantes, proteínas, ómega-3, etc.

O cuidado da pele através da alimentação é importantíssimo para se dar força e luz à pele, de forma que esteja protegida a partir do interior.

A oxidação que os radicais livres provocam é uma das principais causas do envelhecimento, dado que vão destruindo lentamente as células. Para combater a sua proliferação, especialistas recomendam que se tomem alimentos ricos em propriedades antioxidantes como as vitaminas A, C, E e B, entre outras. Onde é que podemos encontrar um bom contributo destas?

Vitamina A: Uma das principais na prevenção do acne e da pele seca, que também tem propriedades cicatrizantes, o que facilita a regeneração, proporcionando maciez à pele. Além disso, contribui para a redução da flacidez e das rugas, a pigmentação e hidratação. Está presente principalmente em muitas frutas e verduras como a cenoura, cabaça, pêssego, manga, batata-doce, tomate, espinafre, melão, alface, couve, pimento …, assim como noutros grupos de alimentos como os lácteos, legumes ou de origem animal.
Vitamina E: é frequentemente utilizada em cosmética devido às suas propriedades antioxidantes e protetoras, que protegem a pele e melhoram o aspeto das marcas de acne. Encontra-se sobretudo em cereais de grão inteiro, azeite, vegetais de folha verde e frutos secos.
Vitamina C: é essencial para a produção de colagénio nas células cutâneas, que ajuda a manter a pele lisa. Esta vitamina encontra-se em frutas e verduras frescas e cruas e abunda em alimentos de temporada: citrinos, frutos vermelhos, pimento, kiwi, manga, ananás, batata, etc.
Vitamina B: Além de atuar na pele, também se encarrega da renovação celular no cabelo, unhas e mucosas. É tomada com a maioria dos alimentos de origem vegetal (desde frutas e verduras até legumes, frutos secos, cereais, etc.) e animal.

É de uma importância vital que se mantenha hidratado para eliminar as toxinas, que garanta um ótimo descanso, pratique desporto de forma regular e siga uma dieta equilibrada que proporciona nutrientes essenciais. Se, além disso, utilizar produtos de limpeza que cuidem da sua pele de acordo com as suas diferentes características, tem tudo!