Informação corporativa
  • Noticias /
  • Como aproveitar todo o potencial nutricional dos seus alimentos.

Noticias Florette

Como aproveitar todo o potencial nutricional dos seus alimentos.

11/05/2021

28 de maio é o Dia Nacional da nutrição, pelo que é tempo para celebrar todos os valores alimentares que os ingredientes das nossas receitas nos proporcionam, dado que os mesmos nos oferecem a energia e benefícios necessários para estarmos em forma e felizes todos os dias.

Na Florette estamos fortemente empenhados em seguir uma dieta equilibrada, que proporcione todos os nutrientes necessários de que o organismo necessita. Mas não basta ter em conta a ingestão de uma grande variedade de alimentos para obtermos a contribuição correta dos seus macro e micronutrientes. Também é necessário que se tenha em conta a forma como se conservam e se cozinham os alimentos, para que não percam as suas propriedades.

Sabia que uma má conservação e um mau uso podem afetar os benefícios alimentares?
Deixamos-lhe em seguida vários conselhos para que desfrute da comida evitando perder os seus componentes nutricionais.

1. Conserve as sobras num lugar frio: meta toda a comida que lhe sobrou no frigorífico, dado que, se a deixar à temperatura ambiente, o número de patógenos pode aumentar e infetar a comida.

2. Certifique-se de que cozinha a carne a uma temperatura adequada: aconselha-se que a carne seja cozinhada até que esta alcance uma temperatura aproximada de 70ºC, dado que, se for deixada ligeiramente crua, não se pode ter a certeza de que os eventuais patógenos foram eliminados.

3. Lave o arroz antes de o cozinhar: é muito importante que se lavem os cereais antes de serem fervidos. Desta forma, ajuda-se a eliminar parte do arsénico natural do arroz. Além disso, é aconselhável que se coe o caldo depois de o ter cozinhado.

4. Veja a etiqueta de conservação dos alimentos: é fundamental que se saiba em que lugar é que se devem conservar os alimentos, dado que não devem ir todos para o frigorífico. Alguns alimentos, como as bananas, não devem ser guardados no frigorífico, devido ao facto de a sua maturação ser acelerada. Se tiver dúvidas quanto ao lugar de conservação, é aconselhável que veja a etiqueta da embalagem para saber em que lugar é que deve guardar os produtos, para que se conservem da melhor forma e não percam as suas propriedades.

5. Tenha cuidado com a cozedura e a conservação dos ovos: os ovos são um dos alimentos a que mais temos que prestar atenção, dado que, se for efetuada uma má cozedura, podem proliferar micro-organismos como a Salmonella. Por isso, aconselha-se que sejam cozinhados a uma temperatura aproximada de cerca de 70ºC. Para a sua boa conservação, devem ser guardados no frigorífico e não à temperatura ambiente.
No entanto, de certeza que se perguntará porque é que nos supermercados se encontram à temperatura ambiente. Isto acontece porque, se estivessem no frigorífico, sofreriam alterações bruscas de temperatura até chegarem a casa, o que pioraria o seu estado.

6. Descongele os alimentos no frigorífico: para evitar o aumento de micro-organismos prejudiciais para a saúde, a melhor opção para descongelar é introduzir os alimentos na parte menos fria do frigorífico. Deste modo, impede-se que a cadeia de frio seja interrompida, o que acontece quando se descongela à temperatura ambiente.

7. Limpe as verduras antes de as guardar: antes de as guardar no frigorífico, é importante que sejam lavadas, para que se eliminem os eventuais patógenos e se aumente a sua conservação durante um prazo mais longo. Para tal, basta mantê-las submersas em água durante alguns minutos e depois secá-las bem.

8. Congele o peixe antes de o consumir em cru: uma das formas de se evitar o Anisakis, que é um parasita comum nos peixes, consiste em prestar uma atenção especial na cozedura, evitando que estes fiquem crus. No entanto, se deseja consumi-los sem os cozinhar, é importante sejam congelados durante 24 horas antes de serem consumidos. Desta forma, o eventual parasita será eliminado, garantindo-se uma comida saudável e mantendo-se todos os benefícios com a maior segurança!

9. Tenha em conta a forma como se organizam os alimentos dentro do frigorífico: cada alimento tem um sítio específico no frigorífico. As carnes e peixes devem ser guardados nas prateleiras inferiores, porque a temperatura é mais fria. No entanto, os lácteos, como os iogurtes, devem ficar na parte de cima, porque é o lugar onde as temperaturas são mais altas. Na porta, devem-se conservar os ovos e os molhos, dado que é a zona menos fria. Algumas frutas e verduras, tal como foi dito acima, poderão ser deixadas à temperatura ambiente, e outras terão que ser conservadas nas gavetas do frigorífico.

10. Utilize tupperwares para separar os alimentos: é preferível guardar os alimentos em diferentes embalagens, se possível de vidro e herméticas, para serem mais sustentáveis. Desta forma, evitam-se contaminações cruzadas entre os diferentes alimentos.