Informação corporativa
  • Noticias /
  • Como aprender a desenvolver a concentração

Noticias Florette

Como aprender a desenvolver a concentração

01/03/2018

Há dias em que nos custa mais concentrar-nos numa simples tarefa. Somos conscientes de que devemos acabar um relatório, estudar ou resolver algum problema que requer 100% da nossa atenção, mas, sem darmos por isso, dedicamo-nos a comprovar no telemóvel as notificações do Facebook ou do Instagram.

Se isso também lhe acontece com alguma frequência, não se preocupe, é bastante comum e é uma situação que nos acontece a todos. O nosso cérebro não está preparado para o constante bombardeamento de distrações que nos rodeiam, e que fazem com que dividamos a nossa atenção entre várias tarefas. Um estudo realizado pelo Microsoft em 2015, descobriu que o intervalo de concentração, quer dizer, o lapso em que um indivíduo pode estar concentrado numa tarefa, desceu de 12 segundos para 8 no novo milénio.

No entanto, a concentração é como um músculo que pode ser treinado. Podemos incrementar a nossa capacidade de atenção, a seguir uns conselhos muito simples. Quer descobri-los connosco e melhorar a sua concentração?

DESLIGUE:

Se estivermos continuamente atentos ao correio ou às notificações do whatsapp, não prestamos toda a nossa atenção naquilo que estamos a fazer. Coloque os seus dispositivos no modo avião ou desligue as notificações quando necessitar focalizar toda a sua atenção numa tarefa.

ORGANIZE O SEU ESPAÇO E PAUSAS:

Para melhorar a sua produtividade e evitar distrações, é fundamental ordenar o seu espaço de estudo ou trabalho. Uma mesa arrumada, uma secretária vazia ou um motor de busca com poucos separadores abertos, vai ajudar-nos imenso. O cérebro, como qualquer músculo, cansa-se e necessita oxigenar-se. Programe antecipadamente pausas em determinados intervalos de tempo, aumentará a sua efetividade.

CENTRE-SE NUM ÚNICO TEMA:

Concentrar-se é impossível se estiver a fazer mil coisas ao mesmo tempo. Utilize a regra do 1-3-5, que consiste em pormenorizar uma lista de questões por resolver, que inclua uma tarefa grande, 3 médias e 5 pequenas. De certeza que o vai ajudar a conseguir os seus desafios do seu dia-a-dia!

DURMA O NECESSÁRIO:

Dormir o número de horas que o nosso corpo necessita é fundamental para melhorar os nossos níveis de atenção e concentração. Ainda, é durante o sono quando consolidamos os conhecimentos que foram aprendidos durante o dia.

ALIMENTE A SUA MENTE:

Para que a sua mente esteja a ponto e possa centrar-se no que necessita, deve dar-lhe os nutrientes e energia que necessita. Evite trabalhar ou estudar com sensação de fome e coma entre horas frutos secos ou fruta para melhorar os seus níveis de atenção. É importante beber água e evitar a desidratação. Verá a diferença!

Leve estes simples hábitos à prática, aumentará a sua produtividade e conseguirá cumprir todas as tarefas do dia que se propuser. Não perca mais tempo! Desligue, faça pausas, trate tema por tema, durma bem e alimente a sua mente.