Informação corporativa
  • Noticias /
  • Cinco receitas simples e saudáveis para saciar os caprichos

Noticias Florette

Cinco receitas simples e saudáveis para saciar os caprichos

08/05/2020

Durante a quarentena é mais fácil acabar por comer alimentos pouco saudáveis. Por isso, a Florette propõe 5 ideias de elaboração simples que o ajudarão a manter uma alimentação equilibrada.
O petiscar nos intervalos das refeições é um dos maiores obstáculos para a consecução de uma alimentação equilibrada. Agora que passamos tanto tempo em casa, torna-se ainda mais complicado ignorar a espiral e é fácil acabarmos na cozinha a petiscar, na maioria das vezes, alimentos pouco saudáveis. É um facto que, de acordo com um relatório elaborado pela Kantar, estes momentos de consumo nos intervalos das refeições aumentaram 50% em relação às semanas anteriores ao confinamento. Além disso, deve-se ter em conta que, não só consumimos alimentos menos saudáveis nos intervalos das refeições, mas também optamos por nos oferecermos um ou outro capricho nas refeições principais.
Embora seja verdade que o facto de nos deixarmos levar por todos os nossos caprichos não é conveniente para a saúde, se nos oferecermos um capricho de vez em quando não vem daí nenhum mal ao mundo, e até pode ser benéfico se nesses momentos de tentação efetuarmos escolhas que sejam tanto apetecíveis como saudáveis. Por esta razão, a Florette propõe 5 receitas de elaboração muito simples para desfrutar desses caprichos de forma saudável:

• Húmus de brócolos. O melhor desta receita está no facto de poder fazer uma quantidade suficiente para vários dias. Mantendo-o simplesmente refrigerado, pode aguentar cerca de 4 dias, e pode chegar a um mês se for congelado. A elaboração é rápida e simples. Os principais ingredientes são o grão-de-bico cozido e um saco de brócolos micro no vapor da Florette. Depois de cozinhados os brócolos no micro-ondas durante 5 minutos, deitam-se num recipiente juntamente com o grão-de-bico cozido, um dente de alho, taíne, sumo de limão e três colheres de azeite. Depois, basta batê-lo até se conseguir uma textura homogénea. Se quiser, pode acompanhá-lo com triângulos de trigo feitos em casa. Basta cortar panquecas de trigo, polvilhar pimentão, pimenta e sésamo por cima e assar durante 10 minutos.

• Madalenas de cenoura. Uma opção doce com um toque saudável, ideal para se oferecer um capricho na hora da merenda. Necessitará de cenoura ralada da Florette, farinha, açúcar – que pode ser substituída por opções mais saudáveis como a rapadura ou o xilitol –, levedura, canela, dois ovos, leite e azeite. Enquanto se pré-aquece o forno, batem-se os ovos, o açúcar ou os seus substitutos com um pouco de sal e azeite. Adiciona-se a canela, o leite, a farinha e levedura peneirada e a cenoura ralada da Florette. Quando se formar uma mistura uniforme, adicionam-se num molde de madalenas aproximadamente 3 colheres de massa em cada cavidade. Depois de passarem 20 minutos no forno, já estarão prontas para saborear.

• Barrinhas energéticas. Pode fazê-las com qualquer fruta e frutos secos. Miren Aierbe, assessora culinária da Florette, aconselha que se faça uma mistura de frutos vermelhos com frutos secos. "Esta é uma opção saudável e saciante, que agradará a qualquer membro da família. Os frutos vermelhos proporcionarão a doçura e os frutos secos a parte crocante. Além disso, estes ingredientes têm um grande contributo vitamínico e são ricos em fibras, o que ajudará no bom funcionamento do organismo" - garante Miren Aierbe. A sua elaboração é simples: é necessário triturar os frutos secos e as frutas e incorporar o mel para que a mistura se una. Quando for possível pegar na mistura com as mãos sem que ela se cole, deve-se estendê-la sobre um molde retangular pressionando-a e compactando-a. Depois de a mistura ficar assente, basta desmoldar e cortar em porções a gosto.

• Piza vegetal de espinafres. Uma forma diferente de comer aquele que seguramente é um dos seus pratos favoritos. Será melhor que opte por fazer a massa você mesmo. Além de passar alguns momentos entretido, é uma opção mais saudável. Para tal, necessita de farinha – preferivelmente integral – água, sal e levedura. Basta misturar todos os ingredientes até obter uma massa que não se cole às mãos. Quando estiver pronta, é necessário deixá-la repousar durante 30 minutos e já se pode estendê-la e pôr os ingredientes em cima. Neste caso, deitam-se primeiros rebentos de espinafres Florette na base e, sobre eles, pedacinhos de queijo de cabra. Também se devem adicionar tomates cereja cortados a meio e nozes. Termina-se com um fio de azeite e leva-se diretamente ao forno até que a massa fique cozinhada e o queijo derretido.

• Batido de fruta e espinafres. Refrescante, saudável e ideal para ser tomado nos intervalos das refeições. Este snack é de elaboração muito simples. É necessário um iogurte ou um copo de leite, fruta congelada – Miren Aierbe aconselha que se opte pelo kiwi e pela banana – e espinafres Florette. Depois de descascar a fruta e de a cortar, deite-a num recipiente juntamente com os espinafres para os triturar. Dependendo da consistência que se queira dar-lhe, será necessário deitar mais ou menos leite ou iogurte, conforme o gosto.
"Um dos perigos de se passar tanto tempo em casa é o de se acabar por 'assaltar' o frigorífico ou a despensa à procura de alimentos para nos oferecermos um pequeno capricho. Em resultado disso, costuma-se acabar por optar por comidas pouco benéficas para a saúde. Por isso, estas propostas são uma boa opção para que mantenha saudável o seu estilo de vida. Além de passar alguns momentos entretido a cozinhá-las, ajudá-lo-ão a sentir-se saciado" - conclui Miren Aierbe.