Informação corporativa

Noticias Florette

Benefícios do melão

17/06/2021

Com a chegada do verão… já chegaram as frutas mais doces e suculentas da época! Uma delas é o melão. Sabia que é uma das frutas mais consumidas no verão? Vamos contar-lhe!

O melão é uma fruta muito rica e muito querida, tanto pelo seu sabor, como pelo seu alto teor de água. Ajuda a aliviar a sede e combater o calor. Aproveite que a época está a começar!

Além disso, sabia que o melão tem um dito popular próprio? Dizem que “o melão de manhã é ouro, à tarde é prata, e à noite mata”. Mas, isto é mesmo verdade?

A crença é errada, dado que se pensa que comer esta fruta à noite antes de ir para a cama é contraproducente, porque provoca problemas digestivos. Mas tudo isto está muito longe da realidade, dado que, tal como acontece com o consumo de qualquer outra fruta, os problemas digestivos podem-se dever ao consumo de uma quantidade excessiva ou ao facto de o mesmo ser efetuado a uma temperatura demasiado fria, que pode provocar choque térmico no organismo.

Como o melão proporciona uma grande quantidade de benefícios e queremos que conheça todos eles, para que também os aproveite, continue a ler!

Proporciona força aos músculos: pelo facto de conter potássio, ajuda no bom funcionamento do sistema muscular, fortalecendo os músculos. Também é uma boa fonte de energia, pelo que, por sua vez, é aconselhável que seja consumido no fim de um treino ou quando sentimos um certo desgaste físico e experimentamos uma sensação de cansaço.

Reforça o sistema imunológico: o melão caracteriza-se pelo facto de proporcionar um rico contributo de vitamina C que estimula os glóbulos brancos no sangue. Desta forma, reforça as defesas do corpo contra eventuais doenças.

Hidrata: graças à sua alta percentagem de água, ajuda a combater a sede. 90% do melão são água, pelo que a sua ingestão serve para hidratar durante o dia, sobretudo na época estival, dado que nos protege contra os aumentos da temperatura.

Previne o envelhecimento: o colagénio é uma proteína que se encontra no nosso corpo. A sua função consiste em criar e manter as estruturas que formam o organismo. Por isso, devido ao alto teor de colagénio que o melão tem, ajuda a manter a pele jovem e hidratada, regenerando os tecidos.

Ajuda na perda de peso: é ideal para ser incluído nas dietas de emagrecimento, dado que quase não tem calorias. Por isso, destaca-se pelo seu baixo teor de gorduras e colesterol. Também ajuda a prevenir problemas de saúde derivados de doenças como a obesidade.

Melhora a saúde ocular: tem um alto teor de betacaroteno, um pigmento que as frutas costumam ter, benéfico para a vista. O betacaroteno converte-se em vitamina A no organismo, e esta vitamina ajuda a prevenir a perda de visão.

Reforça os ossos: esta fruta contém muito cálcio, o que ajuda a sua ativação no organismo, mantendo os ossos fortes e saudáveis.

Não há dúvida de que o melão é uma fruta refrescante, suculenta e muito apetecível no verão. Normalmente esta fruta costuma ser consumida como sobremesa, mas nós propomos-lhe a seguinte receita para que a inclua na sua dieta de forma diferente, e muito fresquinha!

Gaspacho de erva-benta e melão.

Uma das comidas mais apetecíveis que nos transporta diretamente até ao sabor do verão é o gaspacho. Uma receita tradicional que pode vir a ser tão inovadora como a que lhe vamos explicar em seguida.

Para começar, descasca-se e corta-se o melão em porções pequenas e introduzem-se num copo batedor. Adiciona-se a cebolinha, o pepino previamente descascado e um pimento verde em porções. Também se adiciona pão de forma e a erva-benta Florette.
Em seguida, deita-se um pingo de azeite, vinagre e sal a gosto. Por último, tritura-se a mistura durante 4 minutos até se obter uma mistura homogénea.

E está pronto para ser servido!

Que vontade que agora tem de comer melão, depois de saber tudo sobre ele? Conte-nos nos comentários! Teremos muito gosto em lê-los!