Informação corporativa
  • Noticias /
  • Benefícios do exercício para a saúde emocional

Noticias Florette

Benefícios do exercício para a saúde emocional

17/08/2022

Sente-se mais feliz quando pratica um desporto de que gosta? Provavelmente sim, e isso não se deve unicamente ao facto de ter dedicado tempo a uma atividade de que desfrute, mas também porque o seu organismo passou por uma série de alterações biológicas que são responsáveis por esse boom emocional.

Desde pequenos, ensinam-nos que o movimento é benéfico para evitarmos o excesso de peso, estarmos em forma, fortalecermos os músculos e melhorarmos a nossa saúde cardiovascular. Mas, sabia que a atividade física permite que haja uma maior circulação do sangue e oxigenação? Ou que o nosso cérebro liberta endorfinas e aumenta a nossa capacidade de concentração? Informamos-lhe muitos outros benefícios que talvez desconheça!

Porque é que o exercício e a saúde emocional estão tão relacionados?

Os especialistas recomendam a prática de atividade física para se evitarem problemas graves como a depressão ou a insónia, o que não é de estranhar, dados os numerosos benefícios que obtemos com este bom hábito:

-> Geram-se endorfinas: Com a atividade física aumentamos a produção dos neurotransmissores que se encarregam de fazer com que nos sintamos bem, as conhecidas endorfinas. Estas libertam-se e gera-se um efeito relaxante que induz uma alta sensação de bem-estar físico e emocional. Além disso, ajudam-nos a reduzir a perceção da dor e da fadiga.

-> Combate o stress e a ansiedade: Já só pela distração que representa, ou pela concentração em que ficamos imersos para executar os movimentos necessários, está claro que as pessoas conseguem reduzir a sensação de stress e nervos acumulada ao longo do dia. Além de ajudar no melhoramento do estado de espírito, permite o aumento da memória e da capacidade cognitiva. Também se reflete num melhoramento da capacidade de rendimento académico e laboral, dado que aprendemos a ser mais conscientes do momento presente e libertar-nos de preocupações futuras.

-> Ajuda a conciliar o sono: Dificulta o aparecimento de insónias, dado que vamos dormir mais cansados e relaxados. Não obstante, é importante que se tenha em conta que, logo a seguir à prática de desporto, estamos exaustos e o nosso corpo está ativo, pelo que é recomendável que se aguarde um período de tempo prudencial entre as duas fases (mínimo 1 hora).

-> Praticamos as nossas habilidades sociais: especialmente nos desportos em equipa! Jogando futebol, basquetebol, badminton ou praticando CrossFit, entre outros exemplos, é inevitável a necessidade de se falar com os outros integrantes. Com efeito, é uma das grandes razões pelas quais muitos exercícios são mais um hobby do que um desporto como tal para as pessoas. Sociabilizar é imprescindível para a nossa saúde mental, e haverá algo melhor do que os risos pelas quedas depois de concluído o torneio da semana? Pensamos que não!

-> Aumenta a autonomia, a criatividade e a proatividade, dado que ficamos envolvidos num ambiente onde, para terminar a rotina, a nossa atitude e predisposição para o fazer são um aspeto fundamental. Mais ainda, muitos pais e mães consideram a inscrição dos seus filhos desde pequenos em algum desporto para que comecem a ter o sentido da disciplina e o compromisso com uma atividade, um grupo, ou até mesmo um superior.

-> Melhora a autoestima: O cuidado com a nossa saúde mental exige que também nos sintamos em sintonia com o nosso corpo e que ouçamos o que nos pede. Ajuda-nos a ter uma melhor autoestima e a vermos a nossa melhor versão. Não se sente mais atrativo ou mais enérgico uma semana depois de retomar o exercício físico? Inclusivamente mais orgulhoso de si mesmo? Fatores fundamentais para a motivação, a constância e, sobretudo, o compromisso.

Mas, como é que começo?

Agosto, calor, planos em família ou com amigos … Não há desculpas! Nadar, passear na última hora do dia e convencer essa pessoa que o deseja tanto como você pode custar nos primeiros dias, mas depois de ter a rotina instaurada no seu dia a dia será mais simples do que parece.

Se a ciência já o diz … Praticar desporto também nos torna mais felizes!