Informação corporativa

Noticias Florette

Benefícios da romã

23/12/2022


Os seus grãos explodem na boca, deixando um suco agridoce que nos agrada e que podemos combinar em saladas, sobremesas, gelados, etc. Em novembro a romã continua a estar na nossa listagem sempre que vamos às compras, porque continua a ser o momento ideal para a consumir. Os benefícios da romã fazem com que esta fruta seja ainda mais atrativa e, de facto, é considerada em muitas culturas como uma fruta milagrosa. Quer saber mais? Dizemos-lhe tudo neste artigo!

A romã destaca-se e é muito conhecida principalmente pelo seu forte poder antioxidante. É isso mesmo! Por isso, encontramo-la em numerosos sumos naturais ou infusões.

Mas… porque é que é isto tão importante? Ora bem, acontece que este alto contributo nos ajuda a melhorar o estado dos vasos sanguíneos, regulando a pressão arterial e reduzindo o endurecimento das artérias. Isto ajuda-nos a favorecer a saúde do coração e a controlar o colesterol mau. De igual modo, ajuda a desacelerar o processo de envelhecimento e conta com vitaminas do grupo B, que nos ajudam a manter uma pele saudável, cuidada e hidratada e prevenir a hiperpigmentação.

A granadina é rica em taninos, os quais favorecem a absorção de água e nos ajudam a combater problemas gastrointestinais. De tal forma, as digestões são menos pesadas com o resultado de prevenir a obstipação. Graças também ao seu alto contributo de fibras que atuam como laxante e regulam a nossa microbiota intestinal.

Entre outros benefícios da romã, e que explicam porque é que deveríamos incluí-la mais na nossa dieta, está o facto de prevenir a perda de memória. Graças também ao seu alto teor de antioxidantes e polifenóis, melhora a saúde neurológica e ajuda a incentivar a aprendizagem e prevenir os problemas de memória.

Necessita de melhorar a sua imunidade nesta época do ano para evitar um resfriado? Viva a romã! Esta fruta também permite o reforço do sistema imunológico e o combate às infeções causadas por vírus e bactérias.

Contraindicações da romã
- Ouve-se sempre dizer que qualquer alimento consumido em excesso pode ser prejudicial para a nossa saúde. Mas, quais seriam os efeitos de o fazermos no caso da romã?
- A sua dose de alcaloides pode fazer com que um consumo excessivo e sem moderação nos provoque enjoos.
- Não é recomendável para doentes que tomem medicamentos para baixar a tensão arterial.

Como consumir romã?
Quer aprender a explorar esta fruta ao máximo e experimentar diferentes formas de a preparar? É um facto que a podemos aproveitar de diversas formas:
- Descascada e debulhada. Tanto para tomar o pequeno-almoço, como para merendar, misturada na nossa salada favorita… é sempre válida!
- Acompanhando-a com um iogurte de sobremesa ao jantar. Experimente deitar-lhe um pouquinho de cacau ou canela e dar-lhe o último toque de apetecibilidade!
- Gosta de salada de fruta? A romã será indispensável depois de ter lido este artigo!
- Em molho para acompanhar as carnes. Uma coabitação ideal! Faça o seu próprio molho caseiro com romã, um pouco de ananás, sumo de lima, vinagre de Jerez e açúcar, e os convidados não poderão resistir a voltar.
- Em batidos (não sumos) onde conservará todas as suas propriedades.

Quer uma ideia de receita com romã para petiscar durante o fim de semana? Propomos-lhe estas Tostas de Aboborinha, toranja e romã! Com os nossos Primeiros Rebentos Gourmet, saborosas e deliciosas!