Informação corporativa

Noticias Florette

Benefícios da natação

20/07/2022

A natação foi reconhecida como desporto em fins do século XVIII na Grã-Bretanha, pela organização National Swimming Society, fundada em Londres. Desde então, é considerada como uma das atividades físicas e desportivas com maiores benefícios para o nosso corpo.

Quando nadamos, independentemente do estilo escolhido, movemos todos os grupos musculares de forma simultânea e trabalhamos, tanto a nossa forma física, como cardiovascular. Ajuda-nos a melhorar a flexibilidade e elasticidade das nossas articulações e músculos (especialmente o pescoço, os ombros e a pélvis). Está há algum tempo a nadar e nota que ao longo do tempo melhorou e elevou a gama de movimento nas braçadas?

Provoca baixo impacto nos ossos e articulações, pelo que é ideal para as pessoas que, por recomendação médica, não podem praticar desportos de alto impacto, em que se sofre um maior desgaste.

Contamos-lhe os principais benefícios da natação

A nível físico, podemos destacar:
1. Queima muitas calorias. Pelo facto de ser um desporto com o qual estamos a exercitar todo o nosso corpo, isto implica uma maior exigência para o mesmo. Isto gera a necessidade de investir mais energia na sua execução, que obtemos da comida e das calorias que ingerimos.
2. Alivia as dores nas costas: uma das razões pelas quais este desporto está tão divulgado é pelo alívio das dores nas costas (embora no caso de problemas graves, a recomendação deva ser sempre orientada por um especialista). Nadar ajuda a fortalecer os músculos das costas e, além disso, como é necessário tê-las continuamente estiradas e numa boa posição, ajuda-nos a melhorar a nossa postura corporal.
3. Ajuda no desenvolvimento da coordenação.
4. Melhoramento da capacidade pulmonar e, portanto, do sistema respiratório
5. Favorece a circulação do sangue, aumentando o fluxo de sangue no cérebro o que, além disso, favorece a concentração mental.
6. Redução do stress e da ansiedade. Tal como acontece com todos os desportos, ajuda-nos a libertar tensões e endorfinas do corpo, dando-nos, tanto durante como depois do exercício, uma enorme sensação de bem-estar emocional.
7. Ajuda a relaxar os músculos depois de concluído o estiramento.
8. Previne e trata lesões. Pelo facto de ser um desporto sem impacto, não existe risco grave de lesões (salvo por más práticas ou um mau movimento).

Como vemos, a natação faz funcionar o nosso corpo e ajuda-nos a sentir-nos melhor. Se, além disso, a complementarmos com uma dieta variada e equilibrada, será excelente!

Nunca nadou e não sabe como iniciar este hábito? Damos-lhe algumas dicas que de certeza lhe serão úteis

Em primeiro lugar, certifique-se de que vai à piscina mais próxima possível da sua casa, do seu local de trabalho, centro de estudos, etc., de forma que ir nadar não lhe exija um esforço "extra". Antes de se iniciar neste desporto incrível, pense na modalidade que mais lhe pode agradar: natação normal, aulas de ginástica aquática, exercícios aeróbicos aquáticos … Certifique-se de que escolhe uma atividade que o faça desfrutar!

Por outro lado, certifique-se de que estira e aquece durante cerca de 10 minutos antes de se lançar à piscina: tendo já o corpo preparado, o início ser-lhe-á menos duro, o que é imprescindível para manter a constância e desfrutar disso.

Um bom conselho é inscrever-se em aulas de natação, especialmente para principiantes, dado que o(a) ajudarão a conseguir a técnica adequada ao nadar e a respiração. Além disso, aprenderá as normas e regras básicas do mundo da natação que seguramente o(a) apaixonarão e o(a) ajudarão a estar mais empenhado(a) no seu novo projeto! Como saltar sem incomodar os outros utilizadores ou evitar interferir durante o exercício, recomendações de higiene …