Informação corporativa
  • Noticias /
  • Benefícios da batata. Porquê incluí-la nos seus pratos?

Noticias Florette

Benefícios da batata. Porquê incluí-la nos seus pratos?

05/08/2021

De certeza que a batata é um dos alimentos mais incluídos na sua dieta mas, conhece todos os benefícios que ela nos proporciona? Além de ser um tubérculo muito barato, dado que é muito fácil de cultivar e cresce praticamente em qualquer lugar, é uma grande fonte de energia. E não é apenas isso; também nos proporciona uma grande quantidade de vitaminas e minerais e tem menos calorias do que se pensa.

Portanto, é um produto que, além de ser muito versátil na sua cozedura, também proporciona um grande contributo de benefícios ao nosso organismo:

- Reduz os problemas gastrointestinais: a batata fervida, assada ou no vapor pode aliviar os incómodos digestivos associados ao stress. Além disso, o suco de batata cru é um elemento medicinal no caso de gastrite.

- Ajuda a controlar o açúcar e a gordura: este alimento, além de ser muito saciante, estimula o uso da gordura corporal como fonte de energia. Por outro lado, apesar de aumentar o açúcar no sangue, também ajuda a controlá-lo.

- Antioxidantes: as batatas contêm fenólicos semelhantes aos das verduras como os brócolos, as couves de Bruxelas ou os espinafres, o que ajuda na proteção contra doenças cardiovasculares e respiratórias.

- Favorecem o sistema imunitário: este tubérculo contém substâncias como quercetina, carotenoides, antocianinas, ácido clorogénico e ácidos cafeicos que colaboram com o sistema imunitário.

- Ricas em fibras: o seu alto teor de fibras ajuda a regular o trânsito intestinal.

Além de terem propriedades benéficas ao nosso organismo, também nos oferecem muitas possibilidades na cozinha. Quer descobrir novas receitas em que possa incluir a batata? Pegue num papel e num lápis!

Timbale de verdura com creme de batata

Saboreie um primeiro prato repleto de verduras e cores com este timbale. Veja como é fácil cuidar de si!

Começa-se por preparar o creme de batata. Para tal, descascam-se as batatas e cortam-se e cozem-se durante 20 e minutos em água com sal.
Trituram-se as batatas, adiciona-se o leite evaporado, a manteiga, sal, pimenta e noz-moscada e mexe-se o conjunto. Reserva-se.

Aquecem-se as verduras Micro no vapor da Florette de brócolos, cenoura e alho-porro, no micro-ondas durante 3 minutos e colocam-se sobre o creme.

Por último, emprata-se. Para tal, coloca-se na base do prato um pouco de creme de batata com a ajuda de um molde metálico circular. Sobre esta, colocam-se as verduras. E por último, refogam-se alguns alhos cortados em lâminas e colocam-se junto ao cebolinho picado como decoração. Fácil e rápido, não é verdade?

Salada completa Batata e ovo cozido

Se não tiver muito tempo para cozinhar, mas quiser desfrutar de todos os benefícios da batata, temos a solução! A nossa Salada Completa de Batata e ovo cozido.

Uma combinação de chicória lisa, chicória-vermelha, cenoura, ovo cozido, tomate, azeitonas pretas, pimento vermelho e verde, atum, milho e, como não podia deixar de ser, batata. Tudo acompanhado com um molho suave de maionese.

Há mil formas de saborear esta saudável fonte de hidratos! E você, como é que gosta de consumir a batata? Conte-nos nos comentários.