Informação corporativa
  • Noticias /
  • As sementes de chia, pequenas mas com muitos benefícios

Noticias Florette

As sementes de chia, pequenas mas com muitos benefícios

02/11/2021

Ouviu falar dos superalimentos? São alimentos muito ricos em nutrientes, especialmente fibras, antioxidantes, vitaminas ou ácidos gordos, que são considerados como benéficos para a saúde. E as sementes de chia, um dos alimentos atualmente mais na moda, satisfazem todos estes requisitos. Se quiser saber porquê, continue a ler!
Estas sementes são provenientes da planta salva, originária da América Central, e já eram utilizadas pelos Maias e Astecas para conseguirem energia de forma sustentável. Apesar da sua antiga história como alimento básico na dieta, só recentemente é que as sementes de chia foram reconhecidas como um autêntico superalimento com muitos benefícios:

-Antioxidantes: o seu alto teor de antioxidantes ajuda a atrasar o envelhecimento prematuro, reduzir certas doenças e combater os radicais livres.

-Alto teor de fibras: estas fibras absorvem a água, o que faz com que as sementes se expandam no estômago, conseguindo-se assim um efeito muito saciante, e ajudam a reduzir a quantidade de alimentos que se ingerem.
As sementes de chia têm uma alta concentração de mucilagens e estas expandem-se de tal forma que se colam às paredes do intestino e contribuem para o melhoramento do trânsito intestinal.

-Fonte de boas proteínas: as proteínas são imprescindíveis para uma alimentação saudável e completa e, além disso, facilitam a perda de peso. As proteínas ajudam na sensação de saciedade e na redução da ansiedade e, portanto, a comer menos.

-Protege o coração e reduz o colesterol: o seu alto teor de ácidos Ómega-3 tem propriedades anti-inflamatórias, antitrombóticas e vasodilatadoras, que ajudam a regular a pressão arterial e o colesterol no sangue.

-Evitam a diabetes: graças ao seu alto teor de fibras, as sementes de chia ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue. Isto deve-se ao facto de as fibras captarem o açúcar e o irem libertando muito progressivamente, evitando que se criem picos de glicose e insulina.

Estas sementes são ideais para serem incluídas nos seus batidos ou tigelas do pequeno-almoço ou da merenda. Quer aprender a prepará-las? É muito simples!

Batido de rúcula e coco

Uma opção fresquinha e repleta de vitaminas para começar bem o dia ou terminar a refeição como merece!

Começa-se por descascar e cortar a manga em porções e colocá-las num copo de bater. Também se adiciona a banana cortada em rodelas e o coco cortado em cubos.

Por último, adiciona-se a Rúcula Florette e deita-se o sumo de limão e o leite de coco. Tritura-se a mistura durante 2 minutos até se conseguir uma mistura homogénea.

Depois de pronto, serve-se no copo que mais agradar e decora-se a superfície com as sementes de chia. É chegada a hora de saborear!

Tigela de iogurte, maçã e frutos secos

Um pequeno-almoço saudável e saciante para começar bem o dia.

Para prepará-lo, bate-se o iogurte numa tigela até que fique arejado. Coloca-se sobre este o Mix de frutos secos Florette e adiciona-se a maçã em fatias da Florette.

Por último, termina-se adicionando-lhe as sementes de chia. Simples, não é verdade?

Agora é a sua vez. A que receitas é que adicionaria este superalimento? Conte-nos nos comentários.