Informação corporativa
  • Noticias /
  • Aromas que encontramos nas plantas

Noticias Florette

Aromas que encontramos nas plantas

27/10/2022

Os odores despertam emoções e lembranças. De certeza que voltou alguma vez a um sítio e, por qualquer razão, conserva um aroma especial que só sente quando volta. Cada estação do ano caracteriza-se inclusivamente por uma série de odores únicos. Com as plantas acontece o mesmo!

Porque é que as plantas têm aromas?

A fragrância que libertam surge em resultado dos óleos essenciais que segregam (as glândulas, os pelos glandulares ou os tricomas, por exemplo) e da presença de fungos e micro-organismos. Como curiosidade, este odor que libertam é imprescindível para a sobrevivência das mesmas, dado que consegue atrair os polinizadores: abelhas, borboletas e pássaros, entre outros.

Por isso, podemos recorrer a uma série de plantas aromáticas com as quais conseguiremos fazer com que a nossa casa cheire bem sem necessidade de acorrermos a aromatizantes e de uma forma mais natural. Não obstante, devemos ter cuidado quando se trata de fazer esta seleção, dado que determinados tipos de plantas têm uma fragrância forte que ocasionaria o efeito contrário: saturar-nos.

Em muitos casos, as plantas aromáticas também são medicinais. Como veremos em seguida, muitas delas conservam determinadas propriedades que são benéficas para a nossa saúde, proporcionando-nos a sensação de tranquilidade e harmonia.

Plantas com aromas agradáveis para a nossa casa

Fazemos uma revisão das plantas cujo aroma é agradável para guardarmos nas nossas casas, tanto na sala, como no quarto ou na cozinha. Além disso, muitas delas podem ser cultivadas em jardins!

1. Lavanda: A planta aromática por excelência e que todos em alguma ocasião puderam cheirar. Existem cerca de 60 variedades diferentes, cada uma com um toque único. Durante séculos foi utilizada para ajudar a acalmar e equilibrar, sendo uma planta ideal para decorar as casas e provocar uma maior sensação de paz. Também é utilizada em medicina, para elaborar infusões com poder curativo (por exemplo, para conciliar o sono) e, inclusive, sabões artesanais.

2. Manjericão: Além de ser uma planta que não necessita de um cuidado exaustivo para se manter fresca e em bom estado, liberta um perfume muito agradável. Podemos encontrar diferentes espécies, algumas das quais podem inclusive proporcionar-nos um perfume de especiarias que nos lembre a canela.
Endro: Uma das especiarias excelentes que utilizamos na cozinha! Pode ser cultivada nos espaços interiores bem iluminados para proporcionar um aroma que não nos deixará indiferentes. Além disso, é uma planta que perde rapidamente o seu aroma e cujo ponto aromático ótimo é atingido quando está fresco. Por isso, convém consumi-lo com alguma rapidez.

3. Jacinto: Um intenso odor a limpo, que fará com que sintamos que a nossa casa é um lugar muito agradável.

4. Gerânio limão: Tal como o seu próprio nome indica, obtém-se um aroma muito cítrico: o do limão. Muito utilizado na indústria da perfumaria, especialmente porque até mesmo as folhas libertam esta fragrância.

5. Jasmim: Um aroma que envolve todo o jardim, independentemente da variedade que se cultive, e que tem efeitos antidepressivos e relaxantes. O seu doce odor provém principalmente de um composto chamado linalol e proporciona uma sensação de paz e tranquilidade, o que ajuda a vencer a insónia e a ansiedade, melhorando o nosso estado de espírito.

6. Gardénia: Embora não seja a planta mais comum para aromatizar, dado que tem um perfume intenso, também pode ser utilizada para aromatizar compartimentos grandes como a sala de casa. Na hora de a cultivar em casa, é importante que seja mantida numa zona com boa luminosidade sem que fique exposta diretamente ao sol.

Conhece outras plantas aromáticas? Lemo-lo nos comentários!