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Aprenda a trabalhar a sua produtividade

17/2/2020

A produtividade também se trabalha! É um facto que, passar mais horas no escritório, não significa uma maior eficiência. Bem pelo contrário! Com as rotinas por vezes acontece que cai na mesma dinâmica todos os dias e deixa de lado a organização. O facto de não planearmos bem o dia de trabalho pode fazer com que passemos demasiadas horas no nosso trabalho. Quer conhecer os nossos truques para otimizar o seu tempo?

1. Aproveite o tempo

Não se trata de ter mais horas, mas sim de não desaproveitar as que temos. Perdemos o tempo em tarefas que nos distraem e que nos podem levar mais tempo do que o previsto. Com certeza que se identifica com chamadas inesperadas, reuniões demasiado longas ou interrupções de colegas. Parece inevitável mas, com organização, fará com que estes "ladrões do tempo" lhe roubem o mínimo possível.

2. Evite as multitarefas

Se não as executar corretamente, tal pode ser prejudicial, dado que inicia muitas tarefas, não terminando nenhuma na sua totalidade. Assim consegue dificultar a sua concentração e, com isso, aumentar o tempo que investe nessa tarefa.

3. Analise-se a si mesmo

Conheça-se bem para saber quais as horas de maior produtividade. Isto depende de cada pessoa: pode acontecer que seja muito produtivo à primeira hora, ou a meio da manhã depois de tomar um café. É importante que conheça estes momentos para atribuir as tarefas com maior prioridade à altura em que tem a sua atenção a 100%. Desta forma, conseguirá ser mais produtivo. Um conselho? Aponte o tempo que demora a executar cada tarefa. Desta forma, poder-se-á organizar cada vez melhor.

4. Descanse

Parece óbvio, mas por vezes esquecemo-nos de que devemos descansar. A desconexão é necessária para a nossa produtividade. Estar disponível constantemente e ligado provoca cansaço, e a longo prazo prejudica o nosso trabalho.

5. Conselhos para melhorar a sua gestão do tempo

Elabore uma lista de tudo o que tem que fazer. Esta servir-lhe-á para se concentrar no que é importante e não no que é urgente. Termine as tarefas prioritárias, seja pró-ativo e antecipe-se ao que possa acontecer. E evite as distrações eliminando dependências desnecessárias.

O nosso conselho? Com papel e esferográfica, faça uma lista classificada das coisas que tem que efetuar. Tem que procurar apontar todas as suas tarefas. Desta forma, poderá ter tudo sob controlo e estabelecer prioridades.

Esperamos que estes conselhos lhe tenham servido para otimizar a sua produtividade e melhorar o seu dia a dia no trabalho. Organize, desligue-se e conseguirá bons resultados. E você, tem algum truque? Conte-nos num comentário!