Informação corporativa
  • Noticias /
  • Aprenda a reforçar a sua criatividade

Noticias Florette

Aprenda a reforçar a sua criatividade

Considera-se uma pessoa criativa? Gostaria de reforçar a sua criatividade? Todas as pessoas nascem com capacidade criativa; basta estimulá-la ao longo da nossa vida para desenvolvermos e melhorarmos essa faculdade. A criatividade é a habilidade que o ser humano tem para criar coisas novas, desde ideias, até objetos, conceitos ou até mesmo mundos fantásticos.

Esta capacidade teve um papel muito importante na nossa história, dado que nos permitiu o desenvolvimento de soluções e ferramentas para ultrapassarmos os diferentes problemas que foram surgindo ao longo da história. O pensamento criativo tem um papel muito importante na nossa sociedade, dado que intervém em todos os processos de inovação e os perfis criativos são cada vez mais valorizados no mundo laboral.

Se está interessado em melhorar a sua capacidade de pensamento criativo, contamos-lhe truques simples, com os quais pode praticar dia a dia esta inteligência com a qual se surpreenderá a si mesmo:

Seja sempre curioso:

A curiosidade é o primeiro passo de qualquer processo criativo; questionar-nos constantemente o motivo pelo qual as coisas acontecem e procurar respostas. Seja curioso, investigue tudo o que quiser conhecer. Estará a nutrir o seu conhecimento que, no futuro, o ajudará a reforçar a sua criatividade.

Pense o oposto:

É importantíssimo que se tenha um pensamento crítico face aos problemas e que se tente enfrentar as situações a partir de outro ponto de vista totalmente contrário para, talvez, se descobrirem formas muito diferentes de solucionar um problema.

Experimente e assuma riscos:

Deixe os tabus de lado, mude, inove, atreva-se, perca o medo. No seu dia a dia procure enfrentar situações novas, conhecer pessoas diferentes. Ajudá-lo-ão a descobrir novas ideias e perspetivas.

Assuma riscos. Muitas vezes o medo de falhar ou de não se tomar a decisão correta para o problema oportuno faz descartar ideias que talvez fossem uma solução maravilhosa.

Dedique tempo ao pensamento:

Dedique tempo ao pensamento e à imaginação: embora à vista desarmada pareça seguramente ter pouca utilidade, deixar a sua mente voar é uma das melhores fórmulas para que o lado mais criativo do seu cérebro comece a criar ideias.

Uma coisa que é muito praticada hoje em dia, não só a nível laboral, mas também nas escolas, universidades, etc. é o comummente conhecido como brainstorming ou chuva de ideias. Com esta dinâmica, o que se consegue é uma longa lista de ideias que, embora à vista desarmada possam parecer inúteis, possivelmente depois terão todo o sentido.

Com estes passos simples poderá reforçar o seu pensamento criativo. Agora é a sua vez de os pôr em prática e de nos contar se conhece algum outro truque que não conheçamos.