Informação corporativa
  • Noticias /
  • Alimentos que fortalecem e preparam o nosso corpo para a mudança de estação

Noticias Florette

Alimentos que fortalecem e preparam o nosso corpo para a mudança de estação

14/10/2022

E para o caso de não se lembrar … O outono chegou! Uma mudança de estação que se caracteriza pela descida das temperaturas e pelo "regresso à escola". Enquanto uns desfrutam dos seus característicos odores e das folhas que caem no chão e que nos permitem fotos espetaculares, outra parte da população teme a chegada dos resfriados e que os seus corpos não se adaptem à mudança de clima. Mas não temos que nos preocupar se efetuarmos uma alimentação adequada!

Existem certas normas quanto a alterações do nosso corpo que se verificam na mudança de estação. Podemos notar que o cabelo cai, a pele está mais seca, muitas doenças agravam-se devido a uma redução das defesas ou que temos menos energia. Estas mudanças podem indicar uma falta de nutrientes essenciais a que podemos fazer face com a alimentação. Fazemos uma revisão sobre a forma como deveríamos adaptar a nossa dieta nesta época do ano.

*Fazer face à mudança de estação graças à alimentação

Se algo sabemos, graças a numerosos estudos como, por exemplo, este, é que a dieta mediterrânica é a mais adequada para a nossa saúde, dado que contempla todo o tipo de alimentos e nutrientes essenciais para a nossa saúde. Um dos segredos está no facto de dar muita importância ao consumo de alimentos da época como, por exemplo, os frutos secos ou os figos no outono, por exemplo.

Não se trata de efetuar uma mudança brusca de alimentação, mas sim de seguir pequenas modificações paulatinas para ajustar o nosso corpo à mudança de estação.

As frutas e verduras da época são os alimentos protetores por excelência. Estão frescas, com as suas propriedades intactas e chegam à nossa mesa muito antes do que as que têm que passar por vários percursos e mudanças de temperatura. A natureza é sábia, e coloca à nossa disposição os ingredientes de que necessitamos e que proporcionam ao nosso organismo uma dieta variada, completa e adaptada. Algumas frutas da época no outono são as maçãs, as peras ou os figos, entre outras. Enquanto se falarmos de verduras, encontramos principalmente aboborinhas, feijão-verde ou espinafres.

Além disso, a vitamina C é uma das mais importantes para o combate a resfriados, e frutas como as tangerinas ou as laranjas são uma fonte excelente. Não gosta? Tem a coragem de preparar uma salada com frutas! Uma combinação de sabores que o encantarão se encontrar a receita ideal.

O frio começa e necessitamos de nos agasalhar mais? Volta-se aos clássicos pratos de colher quentinhos! Agora o seu corpo está em esforço contínuo para gerar calor e ter uma boa temperatura, pelo que lhe ficará grato se consumir alimentos quentes que o(a) ajudem a combater o frio. Os legumes, os purés ou os guisados são as receitas mais clássicas e que, além disso, incluem vegetais para ter uma receita excelente. Veja este delicioso creme de verduras e gengibre. A propósito… sabia que as infusões com gengibre e mel nos ajudam a reduzir os sintomas de resfriado?

*E que dizer das especiarias?

Adicionalmente, os ingredientes culinários como as especiarias têm propriedades variadas de que podemos tirar proveito:
- A curcuma é uma das mais curativas e isso deve-se ao seu ingrediente ativo, a curcumina. Não só tem efeitos anticancerígenos, mas também é um antioxidante e anti-inflamatório muito potente. Por isso, é recomendado para o alívio de sintomas de dores como a provocada pelo período menstrual, entre outras.
- Gengibre: Ajuda-nos a melhorar a digestão e, em resultado disso, a possibilidade de o nosso organismo absorver eficientemente os nutrientes dos alimentos que consumimos. Além disso, fortalece o sistema imunológico, melhorando as nossas defesas contra gripes e arrefecimentos.
- Cominho: Ideal para resfriados, bronquite, asma, tosse, etc. Além disso, recorre-se a esta especiaria para se fazer face a alterações digestivas ou à artrite.

Descubra uma grande quantidade de receitas com especiarias na nossa página web! Qual é que vai preparar? Lemo-lo nos comentários!