Informação corporativa

Noticias Florette

Agilize a sua mente

23/01/2020

Agilize a sua mente! Se quiser melhorar a sua saúde mental e manter o seu cérebro desperto e alerta, damos-lhe alguns conselhos para que os incorpore na sua rotina. Adicionando algumas destas tarefas simples ao seu dia a dia, poderá exercitar a agudeza mental.

1. Use a mão contrária

Se for destro, utilize a esquerda; se for canhoto, a direita. Tente executar tarefas com a mão 'não dominante', como abrir a porta, pentear-se, pegar na colher, escovar os dentes… Além de divertido, permitirá que exercite o seu cérebro, estabelecendo ligações novas. Se não for durante todo o dia, durante pelo menos algumas horas.

2. Faça exercício físico

Não só melhorará a sua forma física, mas o facto de se exercitar também reduzirá o seu stress, o que fará com que fique mais relaxado e a sua mente descanse melhor. E se não gostar de desporto, tente caminhar até aos sítios, escolher a escada ou usar a bicicleta.

3. Experimente os jogos de lógica

Estimule a sua mente com os puzzles de lógica como os Sudokus, as palavras cruzadas, o enigma… Estes jogos permitem que trabalhe a memória e as informações. Pegue numa caderneta de jogos de engenho e use-a em substituição do seu momento de televisão. Sentir-se-á muito bem!

4. Não vá sempre pelo mesmo sítio

Sem querer, criamos rotinas diárias, como o caminho para o trabalho, a escola, etc. E repetimo-las dia após dia. Isto faz com que a nossa criatividade adormeça e percamos informações novas. Experimente novas direções, mudar de passeio ou modificar a ordem da sua rotina. Isto fará com que não se aborreça, que descubra coisas novas no seu dia a dia e que trabalhe a "memória espacial."

5. Adquira uma habilidade nova

Necessitamos de oferecer coisas novas ao nosso cérebro para o manter alerta e a trabalhar. Uma forma de o conseguir consiste em começar a praticar algo novo. Um desporto, um curso de idiomas, aprender a cozinhar, etc. Começará a gerir informações novas, movimentos novos que o seu cérebro necessitará de trabalhar de forma diferente e mantê-lo-á ágil e desperto.


Não se esqueça de que o cérebro é um músculo, e quanto mais o fizermos trabalhar, mais ágil estará. E, além disso, é necessário tê-lo bem alimentado. Ingira gorduras saudáveis, como as que se encontram nos frutos secos. Pode adicioná-los em forma de Topping às suas receitas favoritas com o Topping Mix de Frutos Secos Florette. E você, como é que agiliza a sua mente? Tem algum truque? Teremos muito gosto em conhecê-lo!