Informação corporativa
  • Noticias /
  • A importância dos hidratos de carbono

Noticias Florette

A importância dos hidratos de carbono

21/09/2020

De certeza que ouviu dizer que "tem muitos hidratos de carbono" ou "não coma massa à noite". É um facto que por vezes os hidratos de carbono têm má fama entre os que desconhecem os seus benefícios e a sua importância. Por isso hoje, a partir da Florette, explicar-lhe-emos com este artigo a importância e os benefícios dos hidratos de carbono.

Os hidratos de carbono são biomoléculas compostas de carbono, hidrogénio e oxigénio. A sua função consiste em proporcionar energia para que os processos necessários para se poder viver sejam executados. Por outras palavras, são a "gasolina" que nos faz funcionar corretamente.

Nos alimentos podem-se encontrar três tipos de hidratos de carbono: açúcares, amidos e fibras. O corpo necessita dos três tipos para funcionar corretamente, decompor os açúcares e os amidos para os utilizar como energia. Por outro lado, as fibras são a parte do alimento que o corpo não decompõe. Por isso, ao consumi-las sentimo-nos satisfeitos.

Embora muitos achem que estas moléculas, por serem as que mais energia proporcionam, são as que engordam, isso é falso. Por cada grama de hidratos de carbono, obtemos 4 kcal de energia. Esta mesma quantidade é proporcionada pelas proteínas com o mesmo peso.

Os hidratos de carbono devem estar incluídos em qualquer dieta equilibrada e são muito importantes por várias razões. Evitam o cansaço, influem no nosso estado de espírito, ajudam na metabolização das gorduras e estabilizam os níveis de colesterol e açúcar. Estes hidratos participam em todas as funções vitais do nosso corpo e é muito importante que não se tenha um défice ou excesso deles.

Alguns alimentos básicos e que proporcionam muita energia são o pão, a massa, o trigo, os cereais, o arroz, as batatas ou os legumes.

De acordo com a nossa assessora culinária Miren Aierbe, o segredo para a conceção de pratos equilibrados, saudáveis e práticos é muito simples. É necessário seguir a norma de ½, ¼ e ¼ (50% 25% 25%). Se dividirmos o nosso prato em quatro partes, estas deveriam ser as proporções: Metade vegetais e frutas, 1 quarto cereais integrais e ¼ proteínas de qualidade.

Os cereais integrais como o trigo integral, cevada, quinoa, aveia, arroz integral são mais benéficos do que os grãos brancos que, em geral, são submetidos a um processamento maior. As comidas preparadas com estes ingredientes, como a massa de trigo integral, ajudam-nos a ter o contributo de hidratos de carbono e assim evitamos os refinados.

Uma opção ideal que lhe proporcionará os hidratos de carbono necessários é a Salada Completa de Massa e Rúcula, saudável e equilibrada ao mesmo tempo que muito deliciosa e também a nossa Salada Completa Quinoa e Primeiros Rebentos, ideal para qualquer momento! Ou se preferir e tiver mais tempo, pode experimentar a Tigela de Quinoa e morangos, uma opção fresquinha e saborosa.

Esperamos que este artigo tenha servido para que saiba um pouco mais sobre os hidratos de carbono e conheça a sua importância. Diga-nos o que é que achou num comentário