Informação corporativa
  • Noticias /
  • A importância das cores na alimentação

Noticias Florette

A importância das cores na alimentação

30/05/2019

Já alguma vez pensaram se a cor dos alimentos tinha algum efeito no nosso organismo? Pois no Horto do Éden, por intermédio de Miren Aierbe e Ana Molina, pudemos aprender a importância que eles têm na nossa alimentação. Além disso, tirámos proveito de um workshop muito divertido, onde aprendemos a cozinhar receitas muito ricas, cheias de sabor e cor.

Em primeiro lugar, conheceremos os alimentos de cor vermelha. Estes são ricos em carotenos do tipo licopeno, muito benéficos graças ao seu poder antioxidante e, além disso, proporcionam muita cor aos nossos pratos. Neste grupo encontram-se alimentos como o tomate, melancia, framboesa ou pimentos vermelhos. Uma receita simples? Esta Salada de Morangos, um prato fresquinho e ideal para os dias mais quentes.

Quanto à cor laranja, de certeza que lhes ocorre uma grande quantidade de alimentos como a cabaça, cenoura, pêssego ou laranja. Todos eles são um muito bom aliado da pele, graças ao seu teor de betacaroteno. Estes acumulam-se na pele, protegendo-a e ajudando na cicatrização. Além disso, costumam ser ricos em vitamina C. Neste caso, sugerimos-lhes este Smoothie de Maçã e Cenoura que os mais pequenos da casa também poderão saborear. É uma merenda perfeita!

O púrpura pode ser encontrado nas beringelas, uvas ou beterraba. Proporcionam muita cor aos seus pratos! São ricas em antocianinas, uma substância antioxidante e anti-inflamatória, que ajuda a prevenir o envelhecimento. Esta Salada para partilhar é mais do que perfeita, dado que conta com uvas, beterraba e romã. E está muito boa! Tem a coragem de a experimentar?

Na gama de alimentos verdes há uma grande quantidade de opções como, por exemplo, brócolos, kiwi, ervilhas, alface e muitos outros. Todos eles se destacam pelo seu teor de betacaroteno, ácido fólico, vitamina K e potássio. São o aliado ideal para se manter uma saúde de ferro! Uma receita muito simples e completa é este Creme de Espinafres e Pinhões que poderá saborear tanto frio como quente. Que receita proporia neste caso?

Os alimentos brancos, apesar de "não terem cor", têm um alto poder antioxidante e antibiótico, e simultaneamente propriedades diuréticas. Ajudam a reduzir a pressão arterial, melhoram o trânsito intestinal, a flora e a obstipação. Nestes podem-se encontrar a maçã, alho-porro, cebola ou aboborinha. Que é que acha desta deliciosa Sopa fria de Maçã e Rúcula? É fresquíssima e ideal para a levar para onde quiser!

Não é verdade que é muito interessante que se conheçam as propriedades de cada cor? É chegada a hora de se pôr a cozinhar e demonstrar tudo o que aprendemos sobre isso. Com que receita é que se atreve a começar? Conte-nos nas nossas redes sociais, deixando um comentário.