Informação corporativa
  • Noticias /
  • 8 dicas para ter uma vida mais sustentável neste ano de 2021

Noticias Florette

8 dicas para ter uma vida mais sustentável neste ano de 2021

15/02/2021

Todas as nossas ações deixam uma pegada no nosso planeta. Por isso, é necessário que tudo o que façamos tenha consequências positivas para o mesmo. Porque se não cuidarmos dele, quem é que o vai fazer?
Por isso, propomos-lhes pequenas ações que podem ser implementadas neste novo ano, o que permitirá que consigamos assim uma vida mais sustentável, ajudando a que todos consigamos o melhor para o meio ambiente.

1. Recicle ou reutilize: lembre-se de que o lixo nem sempre é um desperdício. A maioria dos produtos permite que lhe seja dada uma segunda vida; daí que se deva depositá-los no contentor adequado: orgânico, inorgânico ou reciclável. Sabia que as nossas tigelas de saladas completas são feitas de material 100% reciclado? Desta forma, conseguimos dar uma segunda vida às nossas embalagens, mas sobretudo, também são 100% recicláveis, como os nossos sacos, para serem descartados de forma adequada e cuidarmos do nosso meio ambiente.
2. Compre na sua zona e de forma responsável: é uma forma de ser mais sustentável ambiental e economicamente, dado que se reduzem os custos do transporte e se conseguem alimentos mais frescos e duradouros no tempo.
3. Utilize os transportes públicos, a bicicleta ou ande a pé: atualmente as cidades estão muito saturadas de carros, pelo que é necessário reduzir o uso do transporte individual. Para tal, é necessário que caminhemos ou utilizemos a bicicleta de forma normalizada, ou que optemos pelos transportes públicos para efetuar trajetos mais longos.
4. Poupe energia em casa: faça pequenos gestos para reduzir o consumo energético em casa, como baixar a potência de luz contratada, utilizar luzes LED, apagar e desconectar o que não está a utilizar ou fechar a torneira da água quando não a está a utilizar. De igual modo, pode ser mais sustentável contratando serviços de empresas que comercializam energia renovável ou instalando este tipo de fontes na sua própria casa.
5. Vida minimalista: elimine e venda tudo aquilo de que não necessita. Reduza a quantidade de coisas existentes na sua casa e que já não utiliza. Da próxima vez que vá às compras, pergunte-se se realmente necessita ou se é prescindível.
6. Consumo colaborativo: partilhe carro, casa ou despesas. Estas propostas permitirão que poupe dinheiro e participe na denominada economia verde! Procure um futuro em que consiga consumir menos, de forma mais sustentável e menos individualista.
7. Tente reparar os produtos antes de os deitar fora: temos tendência para seguir o caminho mais fácil. Se algo não funciona, deitamo-lo fora. Não procuramos uma segunda oportunidade, apesar de ser a forma mais eficiente e mais barata. Isto faz com que o consumismo aumente e, portanto, a pegada ecológica seja maior. Os produtos que se deitam fora, na maioria dos casos, ainda podem continuar a ser utilizados durante muito tempo!
8. Instale arejadores ou atomizadores nas torneiras: com estes filtros poupará até 50% de água, dado que permitem que se misture a água com o ar e que assim saia um jato sob pressão.

Tem seguido estas práticas até agora? Ou tem outras que nos possam ajudar a continuar a melhorar? Conte-nos nos comentários! Estas pequenas mudanças nos nossos hábitos permitem que se consigam muitos benefícios para o planeta!