Informação corporativa

Noticias Florette

7 Benefícios da aveia

22/02/2021

A aveia é um alimento que está atualmente muito na moda. E isto não se deve unicamente ao facto de ser muito versátil, mas também de proporcionar grandes benefícios ao organismo! Sabe quais são as propriedades deste cereal? Pois esteja muito atento, porque talvez fique surpreendido com toda a ajuda que estes pequenos grãos nos dão!

A aveia é um cereal muito completo e equilibrado dado que, além de hidratos de carbono e fibras, também proporciona mais proteínas, gordura e minerais do que outros cereais.

Além disso, proporciona boas doses de ferro, zinco, magnésio, cobre e vitamina B1 e manganésio, assim como cálcio, ácido fólico e outras vitaminas do grupo B, embora em menor quantidade do que as primeiras. Além disso, não é necessário tomar muita quantidade para se conseguir o contributo destes nutrientes, apesar de o seu índice calórico não ser muito elevado.

Esta composição faz com que ajude o nosso organismo em diferentes contextos:

1. Ajuda as bactérias intestinais boas: a aveia é rica em beta-glucano, uma fibra solúvel que é fermentável. Isso faz com que tenha um efeito prebiótico no intestino, isto é, que alimente e faça com que as bactérias benéficas do intestino cresçam.

2. Regula o açúcar no sangue: pelo facto de ser uma boa fonte de fibras, a aveia ajuda a reduzir a absorção de açúcar no intestino e, portanto, diminui os níveis no sangue.

3. Controla e reduz o colesterol: os beta-glucanos da aveia também reduzem o colesterol mau, dado que ajudam a reduzir a absorção do colesterol que outros alimentos proporcionam. Além disso, a aveia também é boa para o coração, dado que contém uma grande quantidade de ácidos ómega 3 e linoleicos (gorduras boas) que fazem com que o colesterol bom aumente.

4. Rica em antioxidantes: as avenantramidas, componentes que se encontram na aveia, são antioxidantes, o que torna a aveia benéfica para o sistema cardiovascular. Além disso, têm um efeito regulador da pressão arterial e anti-inflamatório.

5. Regenera os tecidos: a aveia é composta por oito aminoácidos essenciais, o que a converte numa fonte de proteínas que ajuda na formação de novos tecidos no corpo.

6. Previne a contração da asma: a introdução precoce da aveia na dieta das crianças ajuda a reduzir o risco do desenvolvimento de asma crónica.

7. Ajuda o sistema nervoso e os ossos: as vitaminas B que a aveia contém ajudam e equilibram o funcionamento do sistema nervoso. Além disso, é uma fonte de cálcio, o que ajuda a evitar a desmineralização dos ossos e previne a osteoporose.

Há muitas formas de a introduzir na sua dieta! Qual é a sua preferida? Conte-nos nos comentários!